AVIAÇÃO DO EXÉRCITO COMEMORA CENTENÁRIO COM SHOW AÉREO

O Comando de Aviação do Exército (CAvEx) abriu as portas de sua base operacional, no dia 24 de Agosto, para junto com um público de milhares de pessoas, comemorar o centenário da aviação Militar..
Bolacha Oficial do Centenário - CAvEx

Diversas atividades foram programadas para o ano do centenário, como cerimonias militares, formaturas, o lançamento de um selo comemorativo, exposição de uniformes históricos e uma formatura especial, realizada no lendário Campo dos Afonsos, onde a instrução de voo militar se iniciou.
Dentre as atividades, o Comando do Exército e o CAvEx realizaram um evento aberto ao público, muito conhecido por todos nós como Sábado Aéreo.
Um dia inteiro muito bem organizado, com exposições de veículos militares, veículos históricos, standes de tecnologia empregada pelo Exército, Forças Anfíbias, aeronaves das três Forças Armadas, diversas atividades para a criançada, encontro de moto clubes e motociclistas, carros antigos, aeromodelismo, uma grande praça de alimentação e musica ao vivo.
Demonstrações de interceptação de veículos e com cães da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que também trouxe uma viatura, um helicóptero “Águia” e uma patrulhinha fusca completamente restaurada, chamou a atenção do visitante que, além de tudo isso, dividiu seu tempo entre a programação mais esperada do dia... A parte aérea.

Vista parcial do pátio de exposição

 

 

Depois da chegada de um T-25 Universal da Academia da Força Aérea (Pirassununga -SP) e da chegada do “Águia” mencionado acima, o público colou na grade de proteção, na espera de alguns dos grandes astros do dia e não demorou muito para cruzarem o céu azul de Taubaté.
Com 4 aeronaves Rv’s, a Esquadrilha Céu já chegou barbarizando, mais uma vez com manobras de tirar o fôlego do visitante e antes mesmo de concluírem o estacionamento na área operacional, foi a vez das 7 aeronaves A-29 da Esquadrilha da Fumaça chegarem ao Forte Ricardo Kirk. Com sua pintura característica azul com faixas verde e amarelo e ostentando a bandeira nacional na cauda, os aviões efetuaram uma passagem em formação sobre o aeródromo, deixando seu rastro de fumaça branca, que tanto encanta o Brasil e o mundo.
 Uma pausa para o almoço e a Esquadrilha Céu fez sua apresentação de despedida do Sábado Aéreo,  com suas passagens baixas em formação e  individuais, pertinho do povo que não parava de vibrar.

 

Passagem baixa em formação, próximo ao público
Chegada de 6 aeronaves A-29 da Esquadrilha da Fumaça
 Após a última passagem e despedida, a esquadrilha retornou para sua base, no Rio de Janeiro, mas nesse momento, já se ouvia os motores dos imponentes helicópteros Cougar, Pantera e Esquilo do CAvEx sendo acionados.
Foram demonstrações operacionais de perícia, mobilidade e manobrabilidade, voo em formação, infiltração e exfiltração de tropa, paraquedismo e manobras radicais, além de demonstração de resgate de militar com prancha e de transporte de veículos.
Após, foi a vez do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) ou popularmente conhecido pelo povo brasileiro, Esquadrilha da Fumaça assumir as apresentações.
A luz ótima e o céu azul de brigadeiro proporcionaram uma das mais belas demonstrações aéreas do dia e vista por nós.

Helicóptero Cougar em simulação de transporte de veículos

Fumaça taxiando para demonstração

Aeronaves em dorso- recorde mundial

 

Apesar da meteorologia instável, mas sem chuva, do calor e logo após, o frio que jamais havíamos sentido, percebemos famílias inteiras com os olhares voltados para o alto, suspirando, gritando e vibrando com cada passagem, cada cruzamento ou voo de dorso, nos fazendo ter a certeza de que sim, são um dos melhores esquadrões de demonstração aérea do mundo, detentor de recorde mundial do Guines Book e intitulados, os Embaixadores do Brasil nos Céus!
Em resumo, atividades para todas as idades, gostos e principalmente, para quem gosta muito de viver fortes emoções, proporcionadas por um show aéreo e até para quem já é acostumado, a sensação é sempre como se fosse o nosso primeiro.

Os Cilentos em Taubaté
Fica aqui, nosso agradecimento a todos do Exército Brasileiro, do CAvEx, pela recepção, acolhida e atenção. Nossos parabéns pelo incrível evento realizado, pela organização, estrutura e diversidade de programação.
Parabéns a todos pelo Centenário e muito nos orgulha, podermos participar de eventos como este!




Diário de bordo:
O ano de 2019 trouxe diversas comemorações para a história da aviação brasileira.
20 dias depois de termos quase sucumbido à hipotermia, com a chuva e o frio de são Pedro da aldeia, já estávamos de malas prontas para um novo desafio. Dessa vez nunca desbravado por nós e muito mais distante. Estamos falando do Comando de Aviação do Exército, em Taubaté... Fomos para as comemorações do Centenário da Aviação Militar no CAvEx.
Calculamos a rota, programamos nossas paradas na estrada e combinamos tudo o que seria feito para termos boa viagem e as 09 da manhã de sexta feira, dia 23 de Agosto saímos, rumo as aventuras do final de semana.

Diário de Bordo - Os Cilentos vão à Taubaté


Até breve!


Texto e Fotos: Bruno Cilento
Revisão e Fotos: Mauro Cilento



Comentários

Postagens mais visitadas