PORTÕES ABERTOS BASE AERONAVAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA - VEJA COMO FOI

No dia 23 de agosto é comemorado o Dia da Aviação Naval, mas a Marinha do Brasil resolveu presentear o público com uma festa antecipada e com isso, no último dia 03 de agosto, realizou seu " Portões Abertos" com muitas atrações. Entre elas, a Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira e a Esquadrilha Céu, formada por experientes pilotos civis que pertenceram e pertencem à FAB.



Mas antes de falarmos do evento, vamos entender motivo da comemoração:

Resumo sobre a História da Aviação Naval
A frente fria que desceu sobre o Rio de Janeiro não deu trégua ao longo da semana, não sendo diferente no sábado.
Com chuva, vento e bastante frio durante todo o dia, o "Portões Abertos" da Base Aeronaval tinha tudo para ser cancelado, mas o público resistiu às intemperes e permaneceu no evento até o final, pois mesmo com tempo ruim, os anfitriões não deixaram à desejar e entregaram um evento gigante e cheio de atrações, com chuva ou sem.

Esquadrilha da Fumaça na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia

Público assiste à demonstração do "Jet Ranger"

Visão parcial do pátio
Dentre as atrações, o visitante pôde conferir um pátio cheio de aeronaves, composto por helicópteros da Marinha e do Exército, demonstrações e simulações aéreas com Super Lynx, Seahawk, JetRanger, Super Cougar, Esquilo, infiltração de tropa, Sobrevoo de aeronave A-4 Skyhawk, demonstração de adestramento com cães, apresentação da Banda do Corpo de Fuzileiros Navais, apresentações musicais, exposição de carros antigos, voo de paramotor, 

Aeronave  EC725 Super Cougar se preparando para a demonstração

Ver as aeronaves de perto foi, sobretudo, a alegria da criançada

Nos ombros do pai, menino vê passagem do A-4 Skyhawk

Além de diversos stands, também foi possível se divertir em um espaço kids e se alimentar com bastante variedade e ainda comprar uma lembrança do evento que, mesmo com o tempo ruim, ainda teve sobrevoos da Esquadrilha da Fumaça da FAB que com o pouco tempo de demonstração por conta da chuva, emocionou o público presente que ainda tirou fotos nas aeronaves históricas na parte de fora do complexo aeronáutico.
Infelizmente, a Esquadrilha Céu não conseguiu chegar devido às condições meteorológicas que impediram sua travessia pela Baía de Guanabara, sentido região dos lagos.

Demonstração de perícia em voo dos pilotos do Lynx

O SH- 60 SeaHawk efetuando uma passagem baixa

 

 


Após a apresentação, a Esquarilha da Fumaça cumprimenta o público 
Um evento muito bem organizado, preparado para receber um público grande, que se fez presente, mesmo com chuva e frio e que não se decepcionou com tudo o que os organizadores ofereceram.
Diante disso, voltamos para o Rio com a sensação de satisfação por participar de mais um grande evento, a de dever cumprido e o anseio de que logo possamos estar de volta nesse grande e histórico complexo aeronaval, para festejarmos juntos, os grandes feitos desses Homens e Mulheres que acreditaram e se dedicaram para construir esse legado e escreveram essa história, que muito orgulha o povo brasileiro.

Os Cilentos da Equipe Fotográfica AeroArte

Nós da Equipe Fotográfica AeroArte nos sentimos honrados por poder participar de um evento como esse, agradecemos a organização por tornar tudo isso possível e esperamos poder, em breve e com bom tempo ou não, estar em mais um evento produzido pela Marinha do Brasil, pois mostraram do que são capazes, independente da meteorologia!


Estivemos presentes também no evento de Novembro de 2018 e você pode conferir detalhes no link abaixo




Fotos: Mauro Cilento
           Bruno Cilento
Texto e Pesquisa: Bruno Cilento

Agradecimentos: Marinha do Brasil
                            Comando Aeronaval de São Pedro da Aldeia

Comentários

Postagens mais visitadas