Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia realiza Portões Abertos Beneficente

A Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, na região dos lagos, Rio de Janeiro, realizou no ultimo dia 27/10 o seu tão esperado "Portões Abertos Beneficente".
O evento foi organizado em comemoração aos 102 anos da Aviação Naval e 52 anos da única base aérea da marinha no Brasil, onde também está o Museu da Aviação Naval.

Cartaz Oficial com a programação

Saiba a seguir, um pouco mais sobre a Base Aeronaval:

Sendo a única em atividade no país, foi criada através do Decreto nº 58.378, de 10 de maio de 1966, assinado pelo então presidente da República Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco.
Hoje, sedia esquadrões de helicóptero e o VF-1, esquadrão de ataque da Marinha que conta com os modernizados caças McDonnell Douglas A-4 SkyHawk e tem como missões principais, as seguintes tarefas:
- Prover todas as facilidades às unidades Aéreas da MB e ao Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval;

- Executar os serviços de manutenção e reparos de 2º e 3º escalão nas aeronaves e equipamentos de aviação da MB;

- Prestar apoio aos funcionários civis e militares lotados no complexo aeronaval, inclusive seus dependentes, quanto a pagamentos, rancho, assistência social, jurídica, religiosa, medica e de saude;

A BAeNSPA atua ainda como órgão de execução e fiscalização do serviço militar, dispondo de um aeródromo militar que, por força da legislação brasileira em vigor, opera como aeródromo alternativo para o tráfego da região do Rio de Janeiro.

Sobre o evento "Portões Abertos", a Marinha se esforçou em preparar inúmeras atrações para o publico que não parava de chegar e que vinha de diversas partes do estado.
Apresentações acrobáticas com motocicletas, adestramento de cães, voos de helicópteros e de uma aeronave A-4 levaram as pessoas para o sol, só para verem as apresentações.
Aeronaves estavam expostas no pátio para serem fotografadas e militares estavam andando pelo evento, tirando todas as duvidas do visitante.

 

Uma equipe de paraquedistas (mergulhadores da marinha) saltaram de um helicóptero e com seus paraquedas cinza, riscaram o céu mesclado de azul e algumas nuvens.
Um dos pontos altos do evento foi a apresentação da Esquadrilha Céu, que executou manobras em dois horários. As 10h da manhã, logo que chegou e na parte da tarde, fazendo sua sequencia acrobática, com perícia e profissionalismo e que tem como seus pontos fortes, o voo em formação e os voos rasantes.

Helicóptero SH-60 Seahawk
Após saltar do helicóptero, Paraquedista aterra em segurança
Esquadrilha Céu em ação e formação


Os Portões Abertos da Base Aeronaval ainda contou com shows musicais, exposições de motos e carros antigos e a incrível apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, que atraiu a atenção do publico com o sincronismo e coreografia de seus músicos.

Banda do Corpo de Fuzileiros Navais
Voluntárias Cisne Branco e seu estande de doces e bolos

Texto extraído do Portal da Marinha sobre o evento

Foram arrecadados um total de 38 toneladas de alimentos não perecíveis, que serão doados a instituições de caridade da região.



Apesar de só termos conseguido chegar após o meio dia, pudemos aproveitar o evento e sentir a vibração que é vivida diariamente na histórica base militar e o zelo de seus militares e civis para manter a ordem e comprometimento com sua região, seu povo e seu país.
Parabéns aos responsáveis, homens e mulheres que integram a Marinha do Brasil, as Forças Armadas, que fazem parte do corporativo da Base Aeronaval de São Pedro, pelo brilhante e importante serviço prestado à nossa nação e pelo maravilhoso evento organizado.

Foi a primeira vez da Equipe Fotográfica AeroArte num evento da Marinha do Brasil e podemos dizer uma coisa... Foi uma ótima experiencia vivida por nós, Os Cilentos. Agradecemos a recepção, a oportunidade e a acolhida e já estamos preparados para a próxima. Quando houver, já nos sentimos convidados e fazendo parte.




Fotos: Mauro Cilento
Bruno Cilento
Texto: Bruno Cilento
Pesquisa: Internet/Reprodução









Comentários

Postagens mais visitadas