BRASIL RECEBE O PRIMEIRO GRIPEN

Após o anuncio de que a sueca SAAB havia vencido a disputa e que a aeronave multimissão Gripen seria o novo vetor da Força Aérea Brasileira, muito tempo se passou, até que o sonho se tornasse realidade.

Desde a apresentação do projeto, acordos, escolha da tecnologia e a apresentação dos primeiros esboços até a criação do Mock-up que veio para o Brasil e esteve presente em diversos lugares, como bases aéreas, eventos aeronáuticos e shoppings centers, atraindo a atenção das pessoas e fazendo com que pensassem e perguntasse "Quando será que ele fica pronto?" ou melhor ainda... "Quando será que ele vem?"

As respostas vieram como vídeos em formato "aperitivo" publicado pela SAAB, com partes do projeto e finalmente os voos de experiência lá, o que deixou todos os apaixonados e loucos por aviação ainda mais loucos, mas dessa vez, contando o tempo para ver o novo caça voando por aqui.

A parceria SAAB e Força Aérea Brasileira - Gripen Brasil

A Força Aérea Brasileira visando o desgaste de seus aviões de caça criou o Programa FX-2 afim de abrir uma seleção de interessados em oferecer a melhor aeronave e melhor tecnologia para o Brasil.

As maiores fabricantes de aeronaves participaram da acirrada disputa, até que, em 2013, a sueca SAAB venceu todas as outras, fechando um contrato com a FAB de 36 aeronaves multimissão e o pássaro vencedor foi o GRIPEN.
No ano de 2014, firmou-se um contrato com o governo brasileiro do desenvolvimento e produção de 36 aeronaves, sendo a última, com previsão de entrega à FAB em 2026 e mesmo com a entrega, surgiu um interesse inevitável entre os dois países para uma transferência de tecnologia, tornando o Brasil, capaz de desenvolver e produzir seus próprios caças.
Ficha Técnica do Gripen E - SAAB

SAAB Brasil - Uma parceria de muito sucesso

E, após uma longa viagem de navio, no dia 20 de Setembro, o Gripen, agora chamado F-39 de prefixo FAB 4100 aportou em Santa Catarina, sendo içado do porão e conduzido via terrestre entre o porto e o aeroporto da cidade de Navegantes, num percurso de cerca de 1km e que envolveu toda uma operação militar e onde foi vistoriado pela equipe técnica, acionado, passando por testes de motor, rolagem na pista e finalmente, alçou seu primeiro voo em céus brasileiros, com destino à Gavião Peixoto, no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, na Embraer.


Matéria da EBC


Video oficial da Força Aérea Brasileira

Seja bem vinda família SAAB e que o Brasil te acolha da melhor forma possivel.

Que juntos possamos trabalhar no desenvolvimento de projetos.

Nós da Equipe Fotográfica AeroArte não vemos a hora de podermos fotografar essa máquina.

Gripen Brasil!



Para mais informações, visite 

SAAB / BRASIL


Imagens: SAAB

Texto: Bruno Cilento



Comentários

Postagens mais visitadas