PRIMEIRA TURMA FEMININA DA EPCAR VISITA O MUSAL


 No dia 08 de Novembro, o Museu Aeroespacial do Campo dos Afonsos – RJ recebeu uma visita muito especial. Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) vieram conhecer a história da Força Aérea Brasileira, no local onde a FAB nasceu e ganhou asas.

Alunos da EPCAR no MUSAL 
Um dos destaques da visita foi a presença da turma pioneira feminina da Escola que iniciou seu curso em 2017 com previsão de termino para o fim de 2019.
Até então, a EPCAR era o inicio da vida acadêmica do cadete da Força Aérea, mas só recebia inscrições de alunos do sexo masculino, tendo sido essa norma modificada para receber essa primeira turma feminina.
“Antes, para se tornar piloto militar, candidatos do sexo feminino só poderiam prestar concurso direto para a AFA – Academia da Força Aérea, mas agora podem também prestar concurso para a EPCAR e após o término do curso, passar direto para a AFA”, informou a Capitão Natalie, uma das instrutoras e responsável pela turma.

1ª Turma Feminina na sala que homenageia as mulheres da aviação no MUSAL
No concurso de admissão de 2017, entraram 180 alunos, onde 160 eram do sexo masculino e 20 vagas foram reservadas para mulheres e são essas futuras oficiais da FAB que, na sala alusiva ao pioneirismo feminino na aviação mundial, posam para uma foto histórica, junto das primeiras mulheres aviadoras militares da Força Aérea Brasileira.
Para complemento de informação, na EPCAR, os alunos cursam o correspondente ao Ensino Médio. Passando para a AFA, eles cursam o correspondente à graduação, além de poder optar pelo voo, intendência ou infantaria.


 Visita à Sala Santos Dumont
Isso mostra e prova a força e a capacidade da mulher em desbravar o mundo, vencer desafios e alçar voos muito altos.
Sucesso às futuras aviadoras, infantes e intendentes da FAB.







Texto e Fotos: Bruno Cilento


Comentários

Postagens mais visitadas