3ª EDIÇÃO DO MUSAL AIRSHOW ACONTECE NO RIO DE JANEIRO


O PÚBLICO PÔDE VISITAR EXPOSIÇÕES, ENTRAR EM AVIÕES HISTÓRICOS, CURTIR ACROBACIAS AÉREAS E VIVER DOIS DIAS DE MUITA DIVERSÃO E ADRENALINA.

Um final de semana inteiro de atividades foi organizado pela equipe do Museu Aeroespacial do Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro. É a terceira edição de um dos maiores shows aéreos do Brasil, o Musal Airshow.

Cartaz Oficial do MUSAL
  
Localizado no berço da aviação militar brasileira, o maior museu de aeronáutica da América Latina, após três eventos nesse ano, sendo eles, Semana de Museus em maio, Aniversário de Santos Dumont em Julho e Primavera de Museus em Setembro, abre mais uma vez seus portões para dois dias de muita atividade aérea, recreativa e educacional, que proporciona lazer e diversão para todas as idades e para toda a família.

A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça no MUSAL

O tradicional show aéreo do MUSAL festeja o primeiro voo realizado pelo Pai da Aviação, em 23 de Outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris e é hoje, a data em que se comemora o Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira.
A expectativa era grande para mais um evento, mas uma possível frente fria poderia frustrar os planos dos visitantes que já mobilizavam as redes sociais e com uma torcida enorme, o sábado, mesmo nublado, proporcionou ao público presente um espetáculo de tirar o fôlego, com passagem baixa de dois A-4 Skyhawk da Marinha do Brasil abrindo as festividades.

McDonnell Douglas A-4 Skyhawk da Marinha do Brasil

Um Super Decathlon da Associação Brasileira de Acrobacia Aérea – Acro Brasil iniciou a parte acrobática e às 10h da manhã, a Esquadrilha Céu cruzou o Campo dos Afonsos, já dando inicio à sua primeira apresentação do fim de semana.
Após o pouso, os pilotos da céu foram receber e distribuir carinho e agradecimento ao público que, não demorou muito, voltou a se emocionar, mas dessa vez, com a tão esperada Esquadrilha da Fumaça que pousou para mais uma missão inédita, a de se apresentar nos dois dias do Musal Airshow.

Passagem baixa da Esquadrilha Céu

 

 

Devido às condições meteorológicas, as aeronaves Boeing Stearman, Extra 300 e Pitts não conseguiram atravessar a serra, permanecendo em Minas Gerais, aguardando uma oportunidade para voarem para o Rio, mas como não só de parte aérea vive os eventos do MUSAL, muitas atrações estiveram à disposição do visitante, como parque de diversões, um espaço do SESC com atividades recreativas e educacionais, oficinas de artesanato, exibição de filmes históricos, shows musicais, visitação ao interior de aeronaves históricas como o Electra da VARIG e na parte externa, as aeronaves F-5, Mirage e A-1, onde as pessoas podiam entrar, sentar no Cockpit e tirar fotos como pilotos de caça.

 

A Esquadrilha Céu se apresentou novamente à tarde e após, foi a vez do EDA iniciar os procedimentos e sua demonstração que, mesmo de mau tempo, fez o público vibrar de emoção.
No domingo, graças à energia positiva de todos, o dia começou ensolarado e o céu azul de brigadeiro propiciou muito mais diversão e adrenalina para o público que não parava de chegar.
Logo cedo, houve a abertura da Federal kids, uma corrida organizada pela Policia Federal contra a pedofilia, com pais, responsáveis e crianças de 1 a 14 anos. Apresentações aéreas, saltos de paraquedismo com os Falcões e com os Cometas, a chegada das aeronaves Pitts e Rv-6 e voos de helicóptero R-22 e da aeronave Sêneca aconteciam periodicamente e uma feira de adoção de cães e gatos permaneceu durante todo o dia.

A turma da Federal Kids voando alto no MUSAL



A última apresentação da Esquadrilha Céu aconteceu no meio da tarde e logo após, outra passagem do caça A-4 da Marinha do Brasil, dando sequência para a demonstração da Esquadrilha da Fumaça que dessa vez, com todas as manobras, deixou o público alucinado com suas acrobacias, cruzamentos e passagens à baixa altura.

Comandante Sayeg como o "Isolado" da Esquadrilha Céu

Manobra conhecida com SPLIT

Um balão de ar quente realizou voos cativos nos dois dias, nos trazendo à lembrança, que tudo o que vivemos hoje na aviação, se iniciou através da paixão de Alberto Santos Dumont, pelo voo simples dos pássaros e com sua persistência no passado, eventos como esse, o Musal Airshow e pelo trabalho de seus realizadores, podemos unir mais de 60 mil pessoas numa paixão em comum... A paixão pela aviação!




Eventos como esse nos faz valorizar os Homens e Mulheres que hoje, tornam o ato de voar possíveis e além de reencontrar os amigos, bater aquele divertido papo sobre aviação e nossas vivências nesse mundo tão glorioso, só nos resta dizer que a aviação realmente une, motiva e consegue aflorar em nós, o espírito de criança, adormecido por conta da correria do dia a dia, mas que sempre ressurge, quando vemos um avião.





Até a próxima... Nos vemos por aí!
Os Cilentos.



Texto: Bruno Cilento
Revisão: Mauro Cilento
Fotos: Mauro e Bruno CILENTOS

Comentários

Postagens mais visitadas