22 DE ABRIL DE 2019 - VIVA A AVIAÇÃO DE CAÇA!

Sim! Estamos falando do 1º Grupo de Aviação de Caça, o Senta a Pua, que lutou bravamente nos céus da Itália para libertar o mundo da tirania nazista durante a Segunda Guerra Mundial.


22 de abril de 1945, o mais longo dos dias! O 1º Grupo de Aviação de Caça, Senta a Pua, executa o maior numero missões de ataque, totalizando 44 missões em um único dia, com êxito de mais de 100 alvos inimigos destruídos.
74 anos depois, os Jambock’s daquela época, são lembrados e tomados como exemplo e inspiração pelos de hoje.
O espirito companheiro e patriotismo que cada homem e cada mulher brasileiros levou para a Europa, para lutar em defesa da humanidade ameaçada, se faz presente hoje, em cada brasileiro que sente desses mesmos brasileiros, um grande orgulho e honra de conhecer sua história.

Parte do efetivo (somente os pilotos) do 1º Grupo de Caça Senta a Pua, na Italia

Como alguns pilotos do grupo, só avisava que fora atingido quando seu avião estava em situação de perigo e medo era uma palavra que não constava no seu dicionário.
O Baixinho Dornelles tinha ânimo sereno e equilibrado, competente e hábil, acreditando na causa que defendia e , ao mesmo tempo, mortificado por ter que fazer aquilo, daquela forma.”
Em certa ocasião, seu companheiro de Grupo, o Raymundo CANÁRIO, após um ataque bem sucedido, colidiu seu P-47 em uma chaminé de fábrica, perdendo 1 metro e 20 cm de asa. Canário com pulso firme, soube controlar seu avião, enquanto Dornelles, o acompanhava de perto, lhe dando coordenadas e o auxiliando até que ele chegasse em segurança à base operacional do esquadrão.

Equipe de mecânicos ainda estarrecidos com a perícia do Ten. Canário em voar com uma asa e meia


Que esta homenagem seja para cada Herói brasileiro que participou dos combates na Itália, seja voando, fazendo voar, cuidando ou suprindo, de forma que hoje, Os Heróis da FAB, da FEB e da  ELO, são lembrados por seu legado de luta e determinação.

Assista ao vídeo e entenda um pouco do Dia da Aviação de Caça

A todos os nossos heróis, um grande ADELFI...



A LA CHASSE!

SENTA A PUA... BRASIL!

Foto:
1º GAvCa: MUSAL
Ten. Canário: FAB
Dornelles: Museu da Vitória
P-47 com Dornelles: Bruno Cilento
Pesquisa e Texto: Bruno Cilento
Vídeo: Canal Hoje no mundo militar

Comentários

Postagens mais visitadas