MISSÃO HISTÓRICA VISA TRAZER DE VOLTA À VIDA UM MITO DA SEGUNDA GUERRA

Um grupo formado por apaixonados em aviação resolveu iniciar um projeto que sem duvidas entrará para a história da aviação brasileira.
A partir de muita conversa e acordos firmados, o criador da pagina de quadrinhos aeronáuticos " Galeria Crescenti" Fernando Crescenti, juntamente com Gilson Campos, representante da comunicação social do MUSAL e fundador do WAFBrasil (Word Aviations Friends) e o Brigadeiro Carlos Lebeis, Diretor do MUSAL, foi criado um projeto de financiamento coletivo onde receberiam doações para restaurar, a principio, o Grupo Motopropulsor (Motor e Hélice) do caça P-47 Thunderbolt BRAVO 4 (B4), voado  pelo 1º Grupo de Caça, o Senta a Pua na Segunda Guerra Mundial.

Parte dos responsáveis pelo projeto

"Print" da animação que circulou nas redes sociais

Essa aeronave já passou por um processo semelhante (video no final desta matéria), mas nessa primeira vez, foi uma restauração completa, onde o avião foi completamente desmontado, revisado, tendo suas peças trocadas, repintado e colocado, após todas as inspeções obrigatórias, em totais condições de voo. A operação foi chamada de "HERÓICA UNO" e foi, infelizmente frustrada pelo Ministério da Aeronáutica na época quando, no dia programado para o "voo inaugural" do B4, este foi proibido por lei e o voo de qualquer aeronave pertencente ao acervo do Museu Aeroespacial. Desde então a equipe do museu vinha girando seu motor e efetuando todas as manutenções preventivas, mas por se tratar de uma aeronave da década de 40, suas peças de reposição e demais itens obrigatórios para seu funcionamento se tornaram totalmente escassos no Brasil, juntamente com a crise economica que assolou o país nos últimos anos, o Bravo Quatro deixou de ter seu imponente motor PRATT & WHITNEY R-2800 DOUBLE WASP de 2000 HP acionado, tornando com o passar do tempo, impraticável sua ignição.

Um giro de motor em evento aeronáutico no MUSAL

A ação recebeu o nome de "OPERAÇÃO QUATRO SETINHO" e recebeu da Galeria Crescente um personagem, além de muitos outros que foram aparecendo com o decorrer do tempo.
Os dias foram passando e a meta proposta para a execução do projeto foi alcançada e superada, tendo sido encerrada. Junto a isso, a empresa de aviação helisul emprestou uma equipe de mecânicos que logo vieram para o Rio de Janeiro e já começaram a movimentar o hangar de restauração do MUSAL.

 

Fernando Crescenti no P-47 e o "Quatro Setinho" - Imagens da campanha nas redes sociais

Foram comprados manuais e ordens técnicas, alem de peças novas, óleo hidráulico e suprimentos, todos vindos dos Estados unidos e desde então o projeto vem se desenvolvendo e tomando corpo, enquanto o movimento "operação Quatro Setinho" vem chamando a atenção da midia e muita gente, ao ter conhecimento sobre o assunto, passa a se interessar e ir ao MUSAL para buscar mais informações e entram na torcida pelo acionamento do motor.
O projeto inclui também a repintura do avião e futuramente, de acordo com o posicionamento do novo Comandante da Aeronáutica, a tão sonhada autorização para que o nosso BRAVO QUATRO possa alçar voo novamente, mas para isso, será necessário, novas inspeções e reforços estruturais, sabendo-se que as ultimas realizadas foram há mais de 20 anos, mas nada impossível para um grupo que mobilizou um país inteiro para trazer de volta à vida, uma peça tão importante da nossa história...

Mecânicos da Helisul removendo a carenagem com a Bolacha do Senta a Pua

Primeira visualização do motor de 18 cilindros PW R-2800

Quatro Setinho "Dormindo no Hangar"

Simplesmente o P-47 THUNDERBOLT ... O CAÇA VOANDO PELO SENTA A PUA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL!

Grupo de Reencenação Histórica Monte Castelo com o B4 ao fundo girando motor 
Grupo de Reencenação Histórica Monte Castelo "encenando" foto histórica do Grupo de Caça


Informações adicionais: A Empresa HELISUL de aviação, além de já ter uma parceria grande com o Museu Aeroespacial, tem grande experiência em aeronaves clássicas, sua restauração, manutenção e colocação em voo desses equipamentos e assim como os bravos mecânicos do MUSAL, os "Mecs" da HELISUL farão um excelente trabalho no BRAVO QUATRO, para a alegria de seu irmão menor, o Quatro Setinho!

A história da "HERÓICA UNO"


Modelo animatronico conta a história do P-47 Thunderbolt

Gostariamos de parabenizar a todos os envolvidos nesse projeto de revitalização histórica, Ao amigo Gilson por encabeçar a ideia e ao Crescenti por embarcar e a todas as pessoas que estão tornando possível esse projeto/sonho de ser realizado.
À Helisul por fornecer recursos técnicos e pessoais e a cada doador que abraçou a causa do "QUATRO SETINHO", afim de trazer de volta à vida, um dos mais poderosos caças da Segunda Guerra Mundial!

A LA CHASSE! SENTA A PUA... BRASIL!

E se você ficou curioso em relação ao trabalho do Fernando e da Galeria Crescenti, aqui vai um pouquinho do que ele fez pro MUSAL

 

 


Quer saber mais? Visite e divirta-se








Fotos:
Projeto Quatro Setinho
- Gilson Campos
- Fernando Crescenti
Redes Sociais 
Google
Grupo Monte Castelo
- Mauro Cilento
- Bruno Cilento

Videos: youtube

Comentários

Postagens mais visitadas