EXPOSIÇÃO SOBRE A FAB É INAUGURADA EM SHOPPING NO RIO DE JANEIRO

Você sabia que o Brasil participou, teve grande e decisivo destaque na Segunda Guerra Mundial?
Muita gente não sabe, mas o Brasil esteve presente no maior e mais sanguinário conflito armado do mundo e quem levou nossa bandeira com honra foram os grandes heróis da Força Expedicionária Brasileira - FEB e os heróis alados do 1º Grupo de Aviação de Caça, o SENTA A PUA, além de um grupo chamado de 1ª ELO - Esquadrilha de Ligação e Observação.

 

Tudo corria bem no Brasil, até que navios brasileiros foram afundados  por submarinos alemães trazendo ao povo a vontade de lutar pelo que havia acontecido por aqui.
Diante disso, nossa história passou a ser contada por cada homem e mulher que foi para a Itália, deixando no Brasil suas famílias, na esperança de ajudar a libertar o mundo e foi isso o que fizeram.


  

A recém formada Força Aérea Brasileira, mandou para treinamento, jovens pilotos que, resumidamente, receberam a pior base e o "pior" avião para combate. Foram integrados à um grupo norte americano, no qual os brasileiros foram subordinados até o final da guerra e a quem surpreenderam de forma heróica.

Foto oficial do grupo de caça na Itália

A partir de toda a história envolvida nisso tudo, o Museu Aeroespacial, em uma parceria com o Parque Shopping Sulacap, na zona norte do Rio, montaram uma exposição temporária, homenageando os grandes heróis do Senta a Pua.

Com o título "A FAB NA GUERRA", a exposição conta com fotos, itens originais usados pelos militares do grupo de caça, video, textos muito bem elaborados e informações que nos ajudam a entender um pouco mais do que foi toda essa saga brasileira.


Na parte externa da exposição, um veículo DODGE WC-56 COMMAND chama a atenção e faz parte do cenário montado.
Essa é apenas uma pequena amostra do que é a exposição completa que fica no MUSAL e que pode ser visitada de terça a domingo, das 09h às 16h, no Campo dos Afonsos.

A exposição do Shopping Sulacap pode ser vista durante o funcionamento do shopping e pode ser fotografada e filmada além de divulgada porque os nossos grandes e verdadeiros heróis brasileiros merecem esse reconhecimento.

 

 

 

Durante a abertura oficial, ao discursar, o diretor do Museu Aeroespacial, Brigadeiro Carlos Lebeis, agradeceu à direção do shopping pela parceria e pelo espaço, falou um pouco sobre o grupo de caça e mencionou uma senhora que emocionada, ouvia de trás das pessoas que estavam ali.
Pouco tempo depois, encontrei essa mesma senhora, ainda emocionada ao ver um video que era exibido, sobre os pilotos do Senta a Pua. Ao me aproximar, cumprimentei a senhora que de pronto se identificou. Chama-se ZULMIRA CANÁRIO POPE e nos contou orgulhosa o que fazia por alí.
Dona Zulmira é filha de um veterano da FAB e nos contou que seu pai foi piloto de caça na Segunda Guerra e só então ligamos o nome, ou melhor, o sobrenome à pessoa... Dona Zulmira é filha do grande Jambock Raymundo da Costa Canário ou simplesmente Ten. CANÁRIO.

 

Se você não conhece ou não se lembra do "Ten. Canário", Dona Zulmira te fará lembrar, através de uma memorável façanha vivida por seu pai.
Ela diz: " Meu pai foi servir à FAB e ser piloto. Acontece que o avião que voava era gigante e pesado, mas conseguia manobrá-lo como uma pluma. Ele, ao regressar de uma missão de ataque, bateu com seu P-47 em uma chaminé de fábrica e perdeu metade da asa direita e mesmo assim conseguiu chegar e pousar na base deles. No dia inteiro o avião ficou cercado de pilotos e mecânicos que não acreditavam que ele conseguiu trazer e pousar o avião nessas condições. Ninguem acreditava!"
E completa:" Meu pai contou que precisava fazer muita força para manter o avião na rota e não perder o controle e que o que ajudou muito também foi o piloto do outro P-47, que voava ao seu lado e ia dando pelo rádio todas as coordenadas para que conseguisse chegar na base. Pra piorar, ao chegar, teve que esperar um outro avião em situação pior pousar, pois havia recebido prioridade e ao pousar, foi uma festa."

P-47 do Tenente Canário após perder metade da asa - Nota-se o espanto dos mecânicos
O jovem carioca de Vila Isabel que deixou a família para realizar o sonho de ser piloto e ao se alistar, foi para a guerra e lutou bravamente completando 50 missões de combate.
Igual ao Tenente Canário, muitos outros jovens da FAB e da FEB levaram o Brasil em seus corações e escreveram um importante capitulo na história mundial. Só é uma pena o povo brasileiro não conhecer essa história e nem reconhecer esses heróis, mas essa é a intenção da exposição do MUSAL junto ao Parque Shopping Sulacap. É resgatar essa memória e trazer à rotina da população que passa por um espaço comum de lazer, uma história pouco, mas que vale muito a pena ser contada... A história dos nossos HERÓIS BRASILEIROS!

Histórico do Tenente Canário - Fonte: Site Sentando a Pua

Aos guerreiros da Força Expedicionária Brasileira, da Força Aérea Brasileira, da  Esquadrilha de Ligação e Observação e  Grupo de Aviação de Caça, o Senta a Pua, estejam onde estiverem, saibam que sim, NÓS TEMOS ORGULHO DE VOCÊS!




Nossa homenagem aos familiares dos grandes veteranos brasileiros por serem a parte remanescente dessa história e nossos agradecimentos por poder compartilhar com a gente, as histórias vividas por seus pais, avós... 

Enquanto a equipe do MUSAL desempenha com maestria a missão de preservar a história dos nossos heróis brasileiros, cabe a nós divulgá-la. Então, levemos sempre com a gente essa memória e ajudemos a divulgar a história... A de jovens brasileiros que deixaram suas famílias e foram para os campos de batalha na Itália... 
Então, vamos cumprir essa missão! 

Fotos da exposição: Bruno Cilento
Texto: Bruno Cilento
Foto do grupo de Caça e Jornais: Google


Comentários

Postagens mais visitadas