145 Anos de Santos Dumont

O Museu Aeroespacial promoveu no último final de semana, 21 e 22 de Julho uma super festa em comemoração ao 145º Aniversário de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação, com diversas atrações no céu e na terra e que agradaram a todos.
Após um mês de intensa divulgação nas redes sociais, no portal oficial da instituição, no portal da FAB e na grande mídia, o público respondeu de forma positiva ao convite, contabilizando mais de 60 mil pessoas nos dois dias de evento que diferente dos anteriores, teve inicio as 08h da manhã e fim às 08h da noite, nos dois dias.

Um dos cartazes oficiais de divulgação
Quem compareceu pôde curtir shows musicais com a banda Kenzzy que trouxe uma playlist com o melhor do rock e pop nacional e internacional, Fabinho Carioca que cativou a todos com sua simpatia, irreverencia e musica brasileira de qualidade, além da banda sinfônica da Base Aérea dos Afonsos (BAAF).
A criançada não foi esquecida e também teve seu momento com o musical animado da Patrulha Canina e o espetacular show do Palhaço Topetão que arrastou uma multidão para cair na gargalhada e fazer adultos e crianças se acabarem de tanto rir.

A multidão se divertindo com o Palhaço TOPETÃO
No interior dos hangares além das exposições, o visitante pôde curtir a exibição de filmes históricos, verificar pressão arterial, visitar exposições da guarda municipal do RJ, Falcões de salto livre, da Associação Carioca de Aeromodelismo (ACA), Pula pula, escorregadores, camas elásticas e oficinas educativas e teatro de bonecos contando a história do aniversariante, Santos Dumont.

 

 

 


Mas falar de evento no MUSAL também é falar de adrenalina e mais uma vez a equipe do museu não deixou a desejar...
Composta em sua maioria por pilotos da FAB, da reserva e da ativa e pilotos civis, a Esquadrilha Céu entrou no box de apresentação de surpresa saindo de trás dos hangares do museu, dando aquele susto em todo o publico presente.
Com manobras acrobáticas incríveis , a equipe civil deu um show de perícia com rasantes eletrizantes.



Membros da Esquadrilha Céu
Além da Céu, quem foi em qualquer um dos 2 dias, viu a simulação de infiltração e resgate de militares em rapel com um helicóptero H-36 Caracal, lançamento de paraquedismo enganchado da brigada paraquedista, Salto livre com a equipe Cometas do Exército Brasileiro e com os campeões de salto livre, a equipe Falcões e também lançamento de paraquedistas civis.

O público vibrando com o vento do H-36 Caracáu

O orgulho de levar a nossa Bandeira - Falcões Salto Livre

A Helisul mais uma vez trouxe, para a alegria dos apaixonados por aviação, seu lindo T-6 amarelo que também deixou crianças e adultos vidrados nas manobras radicais, trazendo na lembrança o inconfundível som do avião do saudoso Coronel Braga. Desta vez, com diversas apresentações, inclusive a noite, revelando a todos a iluminação de led no motor radial, dando um efeito incrível no voo noturno.
Uma equipe de Paramotor fez voos no final da tarde de domingo fechando a parte aérea do evento.
Um diferencial dessa festa, foi a iluminação especial feita pela produtora do evento, direcionada à algumas aeronaves e à fachada lateral do museu e que trouxe um clima diferenciado ao ambiente.





Famílias espalhadas pelo museu, deixadas no gramado sob a sombra de alguma asa, crianças a vontade se divertindo sem preocupação e muita musica e diversão fecharam as comemorações e já deixaram saudade e vontade de chegar logo o próximo evento.



Nós da Equipe Fotográfica AeroArte agradecemos ao MUSAL por mais essa oportunidade, parabenizamos a todos pelo incrível evento produzido e torcemos para que logo chegue o próximo, pois nós... estaremos sempre prontos!


Apenas uma opinião pessoal desses fotojornalistas que sempre acompanharam os eventos do MUSAL...

" Sempre estivemos aqui, com ou sem evento... Com ou sem casa cheia e céu cheio e sempre estaremos aqui porque primeiro, o trabalho de preservação de tudo por aqui é feito com louvor e mesmo diante das dificuldades, os profissionais que aqui labutam sempre estiveram prontos e dispostos à dar seu melhor pela instituição e pela história que emana dessas paredes, desse chão e desse acervo.
Segundo, que quando estamos aqui é como se estivéssemos em casa e nos sentimos tão a vontade aqui que chegamos, algumas vezes, a dizer o "nosso museu". Aqui escrevemos nossa história, fizemos amigos, vimos amigos partirem e novos amigos chegarem... Aqui, a aviação nos contaminou e nos conquistou a ponto de querermos sempre estar aqui e trazer pra cá o maior numero de pessoas possível, tanto para visitar o museu, conhecer mais e melhor a nossa história e sobre tudo, valorizar o trabalho que é desenvolvido por aqui.
Sempre estaremos aqui e o MUSAL sempre estará em nós, porque o Show tem que continuar... E que venham os próximos, pois sempre estaremos preparados e podem sempre contar com a gente... Os CILENTOS!"




Obrigado a todos e até a próxima!





Fotos: Mauro Cilento
           Bruno Cilento
Texto: Bruno Cilento
Revisão: Mauro Cilento








Comentários

Postagens mais visitadas