ESQUADRILHA DA FUMAÇA COMPLETA 66 ANOS

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), carinhosamente chamado pelos fãs de Esquadrilha da Fumaça completou no último dia 14 de Maio, 66 anos de seu primeiro voo oficial, acontecido em
1952.





Criada por instrutores da antiga Escola de Aviação do Campo dos Afonsos, na Zona Norte do Rio, a esquadrilha usava aviões Norte American Texan "T-6" para efetuar manobras acrobáticas nos intervalos das aulas de voo e horário de descanso, incentivando os alunos e mostrando o alto grau de perícia de seus instrutores.

Após seu voo inaugural, o grupo formado por jovens pilotos passou a apresentar suas acrobacias aéreas em diversas partes do Brasil, em especial na inauguração de Brasilia, onde o discurso do então Presidente da Republica Juscelino Kubitschek foi interrompido para que todos pudessem ver as manobras.

VOO NA INAUGURAÇÃO DE BRASÍLIA - FOTO: ACERVO EDA

Hoje, 6 décadas depois e voando uma aeronave de fabricação totalmente nacional, a nossa Esquadrilha da Fumaça continua a encantar e entusiasmar a todos por onde passa, levando as cores da nossa bandeira por todas as partes do mundo.

A Esquadrilha da Fumaça sempre será motivo de orgulho para o nosso povo.

ESCRITA COM FUMAÇA, DESENVOLVIDA POR UM MECÂNICO DA ESQUADRILHA - FOTO: UOL


Então, que venham outros 66 anos de história e emoção.
Nós, jornalistas, repórteres, fotógrafos, entusiastas, spotters e acima de tudo fãs, nos sentimos parte disso. Parte dessa história e se depender de nós, perpetuaremos essa história por todas as próximas gerações que virão!

A todos os homens e mulheres guerreiros, que tornam esse sonho possível. Pilotos, mecânicos e todo o efetivo administrativo, o nosso muito obrigado e contem sempre com a gente.
Fumaça... Já!






E é claro!
Jamais poderiamos falar de Esquadrilha da Fumaça e não falar no eterno "CHEFE".
O saudoso Coronel Braga, comandante que ficou mais tempo como Lider da esquadrilha da fumaça e um dos pilotos mais queridos e carismáticos da Força Aérea Brasileira.



Braguinha nos deixou em dezembro de 2003, mas deixou um legado que é contado por todos os que o conheciam e que desperta interesse de pesquisa nas novas gerações.
Essas histórias se confundem de forma mais que positiva e podem ser lidas em matérias anteriores, neste mesmo blog, assim como na brilhante biografia do Braga, escrita e contada pela premiada jornalista Solange Galante.
O nome da biografia: "Nas asas do Líder". Altamente recomendado. Perfeito para quem quer saber um pouco mais sobre a história do Chefe.




Texto: Bruno Cilento
Fotos: Bruno Cilento
Fotos: Mauro Cilento
Fotos: Google (fontes diversas)



Comentários

Postagens mais visitadas