PIONEIRISMO - CONHEÇA UM POUCO DE ANÉSIA PINHEIRO MACHADO

No dia 5 de junho de 1904, na cidade de Itapetininga em São Paulo, nasceu Anésia, a segunda mulher a conseguir um brevê de piloto no Brasil. 
A sua trajetória na aviação começou em 1921, quando começou o seu treinamento pilotando aeronaves. No dia 9 de abril do ano seguinte, recebeu seu brevê. Antes dela, apenas Teresa de Marzo tinha obtido o seu, um dia antes que Anésia.



Sua conquista não foi apenas obter o brevê, mas ser a primeira aviadora brasileira a fazer vôos acrobáticos, a transportar passageiros e a pilotar em um voo transcontinental. Conquistou todas as licenças que pediu: piloto privado, comercial e até mesmo a licença para instrutora. E é importante destacar que a obtenção da licença para realizar vôos comerciais a fez pioneira mais uma vez. E além de tudo isso, por um tempo, ela escreveu semanalmente sobre aviação no jornal "O Paiz"





Além de uma aviadora de sucesso, Anésia foi feminista. Ela participou do I Congresso Feminista Internacional como delegada da Liga Paulista pelo Progresso Feminino. Na comemoração do centenário da independência, o vôo interestadual que realizou (Rio a São Paulo) foi considerado uma divulgação do movimento feminista, visto que ela foi a pioneira nessa façanha. Nesse episódio, a pilota foi cumprimentada pelo próprio Santos Dumont. 

A aviação mundial tem, ou deveria ter como referencia, brasileiros, por toda a garra, determinação e o pioneirismo que ao longo do tempo apenas provou o quanto somos especiais.
Porque o Brasileiro não desiste nunca!


 






Comentários

Postagens mais visitadas