RJ recebe visita ilustre durante o carnaval


A cidade do Rio de Janeiro recebeu na semana de carnaval, uma visita que deu ao céu da cidade uma brilho a mais.
Um dirigível pousou no Museu Aeroespacial, no Campo dos Afonsos no dia 07/02 tendo em sua agenda, a permanência até dia 14/02.



O brasileirismo é de fabricação totalmente nacional e não perde em nenhum quesito para os famosos “Blimps” da Goodyear como o histórico Ventura e o PAX-RIO, digerível usado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro nos anos de 2002 para dar apoio as policias civil e militar no mapeamento de áreas de risco do estado.
A fabricante pertence ao grupo Bertolini e o projeto inicial se deu no ano de 2015, com planos de produzir aparelhos de apoio às forças armadas, publicidade e até mesmo transporte de pessoas e cargas.



A Airship do Brasil Indústria e Serviços Aéreos Especializados é especializada em desenvolver, fabricar, comercializar e operar aeronaves e soluções utilizando tecnologias mais leves que o ar (lighter than air - LTA)

O modelo ancorado no MUSAL trata-se de um ADB-3-X01 e mede aproximadamente 49 metros de comprimento por 17 metros de altura.
Pode chegar a uma velocidade de 85 km/h e tem autonomia de até 10 h de voo com auxílio das condições climáticas e as forças naturais como o vendo.
Pode levar até 5 pessoas e  capacidade de 1 tonelada e é pilotado por uma pessoa.
O único piloto com habilitação para esse tipo de voo (dirigível) no Brasil, o Comandante Charles Chueiri                                                                                                                                       


Durante todo o carnaval, o dirigível pôde ser visto em alguns pontos turísticos da “cidade maravilhosa”, fazendo voos panorâmicos e levando em sua “cabine”, equipes de reportagens e convidados.

Seu voo inaugural se deu em 2017, na cidade de São Carlos, interior de São Paulo.

Segue abaixo, algumas informações complementares.




Infelizmente, devido às más condições climáticas na cidade, não puderam partir para outra cidade.
Devido aos fortes ventos e a tempestade, o dirigível se desprendeu de sua torre de ancoragem, sendo arrastado pela ventania.
Seu invólucro foi se desinflando, ficando preso à rede elétrica da linha férrea, ao lado da estação de trem da Vila Militar, a alguns quilômetros de onde estava ancorado.
A cabine sofreu avarias devido aos impactos durante o percurso.
Nossa matéria já estava pronta e em nenhum momento, mudamos qualquer palavra desse texto, pois ao vermos o grau de profissionalismo com que todo o equipamento foi tratado, construído e projetado e o comprometimento de sua equipe, tivemos certeza absoluta que o acontecido não passou de uma fatalidade.
Incidente esse que poderia ter ocorrido em qualquer lugar do mundo, com qualquer tipo de aeronave, nas condições climáticas que se encontrava a cidade na ocasião.
Pudemos ver, nos mínimos detalhes, o dirigível e sua belíssima construção e nos certificar mais uma vez, da qualidade da indústria brasileira.
Por tudo isso, não achamos justo trocarmos a pauta, já escrita, com tudo de positivo que essa ilustre visita nos proporcionou em troca de uma pauta sensacionalista, do tipo “dirigível cai em estação de trem”, como vimos nas redes sociais.

Preferimos alcançar a poucos com a positividade da matéria e da visita, do que a muitos com o sensacionalismo de algumas matérias, buscando likes, views e compartilhamentos, sem se importar com todos os reais envolvidos no fato!

 

 

 

Às equipes envolvidas no planejamento, construção, translado e manutenção da Airship do Brasil, nossa tristeza pelo acontecido, nossas boas energias para a retomada do projeto e esperamos, tão breve quanto for possível, vê-los novamente voando pelo Brasil e pelo mundo.
Um projeto de excelência, com profissionais de excelência executando um trabalho de excelência...
Próprio do povo brasileiro!





Fotos: Mauro Cilento
Bruno Cilento
Texto: Bruno Cilento
Revisão: Mauro Cilento
Informações: Google




Comentários

Postagens mais visitadas