ADA ROGATO - A PIONEIRA


Nascida em São Paulo em Dezembro de 1920, Ada Rogato foi uma corajosa pioneira da aviação brasileira. Em 1936, Ada foi a terceira brasileira a conseguir brevê de aviador no Aeroclube de São Paulo. Também nesta época destacou-se por ser a primeira piloto de planador. Em 1941 é a primeira mulher a obter o certificado de paraquedista, também tirando sua licença no Campo de Marte.




Mas um fato ocorrido em 12 de setembro de 1950 a colocou definitivamente na história da aviação esportiva. Nessa data, tornou-se a primeira mulher a cruzar a Cordilheira dos Andes num voo solitário. 

No comando do avião Paulistinha CAP-4, cobriu 11.200 quilômetros ao visitar Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile, ocasião na qual cruzou as grandes cordilheiras, numa viagem que durou 116 horas.



Nos anos subsequentes visitou ainda 28 países num único projeto; sobrevoou a floresta amazônica; pousou no aeroporto mais alto do mundo, na Bolívia; chegou à Terra do Fogo, no extremo sul do continente; e ao Alasca, no extremo norte. Sempre sozinha. Nessas aventuras, conquistou algumas marcas pioneiras mesmo se comparadas às dos homens, quase a totalidade dos aviadores civis.
Sua obsessão por voar só, mesmo em aeronaves com recursos limitados, lhe rendeu um apelido: Gaivota Solitária. Ao ser indagada em 1941 sobre quais atividades poderiam ser consideradas femininas, respondeu: “Todos os setores da ação humana”.


A persistência fez de Ada, parte da história aeronáutica do nosso país.
Que mais pessoas tenham a coragem de Adas, Anésias, Albertos e assim consigamos conquistar muito mais do que taças futebolísticas...
Que consigamos conquistar o MUNDO!


Pesquisa: Bruno Cilento
Textos e fotos: Google





Comentários

Postagens mais visitadas