Outubro - Mês da aviação brasileira

Apesar de em todos os meses do ano termos algum dia importante para a FAB, Outubro é considerado pela Força Aérea Brasileira o mês do Aviador e  da Força Aérea, e não é por acaso.


Foi em 23 de Outubro, mas em 1906, que Alberto Santos Dumont, através de sua genialidade e persistência, conseguiu efetuar o 1º voo a bordo de um objeto mais pesado que o ar, o 14 BIS.


Fabricado com bambus, amarras e seda japonesa, longarinas e articulações, um cesto de balão e um motor de carro, Santos Dumont conseguiu voar, no Campo de Bagatelle, a uma distancia consideravel, diante de centenas de pessoas.


Diferente dos Irmãos Wright que para alçar voo, precisavam de trilhos, catapultas e ventos, Dumont se lançava aos ares sozinho, apenas impulsionado pelo pequeno motor de combustão interna e uma hélice e sua dirigibilidade ficava ao alcance de suas mãos podendo ir na direção que quisesse.


Hoje, para a nossa Força Aérea, o mês de Outubro é reservados para homenagear os feitos de Santos Dumont e a coragem de todos os aviadores do Brasil.
Mas um verdadeiro circuito de shows aéreos é programado e acontecem em diversas bases aéreas por todo o país desde Julho.


Já tradicionais e esperados pelas populações locais, os portões abertos atraem públicos de todas as idades, mas é nas crianças que eventos como esse causam mais fascinação.

Aqui no Rio de Janeiro, temos o "Domingo Aéreo" do Museu Aeroespacial que anualmente recebe milhares de pessoas para prestigiar os aviadores, civis e militares que se apresentam em suas aeronaves, paraquedistas e demais profissionais que dedicam seu tempo a esse dom maravilhoso...
O de voar.

Então, nos vemos do decorrer de outubro!

Que viva a Força Aérea Brasileira!
Que viva o Brasil... do povo brasileiro!


Imagens: Google
Texto: Bruno Cilento

Comentários

Postagens mais visitadas