MUSAL Air Show 2017

O Museu Aeroespacial do Campo dos Afonsos, RJ completou em 2017, 44 anos de fundação e funcionamento.
Destes, 32 anos são frequentados por mim e meu pai ( os Cilentos ) e todo ano, o MUSAL realiza pelo menos 1 show aéreo em comemoração ao dia do aviador.
Mas você conhece o histórico de shows aéreos do MUSAL?

Lembrança do Encontro das Águias - Cortesia do amigo Anderson Gabino

Esperado o ano inteiro pelos frequentadores do museu, os encontros em alguns anos aconteciam 3 vezes.
No mês de julho em comemoração ao aniversário de Santos Dumont e do MUSAL, 20/07 e 31/07 respectivamente e 2 vezes no mês de outubro sendo 1 para comemorar o dia das crianças e o ultimo para comemorar o dia do aviador e esse geralmente acontecia no sábado e no domingo.

Visão de uma edição do "Encontro das Águias"

Acrobacias aéreas, paraquedismo, sobrevoos de helicópteros, aviões de caça, aviões comerciais e inúmeras outras atrações alem da visitação ao interior do museu e aviões abertos do lado de fora, eram as atrações desses tão aguardados dias de festa.
Nesse tempo, o evento era conhecido como "Encontro das Águias" e tinha todo um brilho especial, pois além de tudo isso mencionado acima, ainda tinha o glorioso ronco do T-6 PT-TRB do Coronel Braga, que literalmente cortava grama com seus rasantes incríveis e manobras inacreditáveis.

O Lendário Coronel Braga em seu T-6 dando um de seus rasantes

Com o passar do tempo, novas atrações foram sendo incorporadas e outras foram se desligando por diversos motivos.
O encontro mudou de nome, passando então a se chamar "Portões Abertos Museu Aeroespacial", mas sua procura continuou sendo enorme.

 

 

 
Aeronaves acrobáticas menores foram roubando a cena e rabiscando os céus do campo dos Afonsos com fumaça, mas em apenas 1 dia, pois todas as festividades aéreas haviam se reduzido apenas ao domingo.

Aeronave EMB-120 "Brasilia" - VARIG RIO SUL

Devido as dificuldades encontradas na organização de um evento desse porte, se juntando a dificuldade de translado das aeronaves e pilotos ao Rio de Janeiro, vindos de outros estados, a grade de atrações foi se enxugando e o então "portões abertos", agora renomeado para "Domingo Aéreo" acabava tendo seu publico reduzido, mas mesmo assim, a fidelidade deste junto ao compromisso da missão dos profissionais do MUSAL continuava.

 

 

 

Com a desativação temporária da Esquadrilha da Fumaça, quando todos achavam que não seria realizado o encontro aéreo, vinham esses profissionais e com todo suor e lagrimas, conseguiam realizar mais um domingo aéreo.

Vista parcial do pátio em uma edição do "Portões Abertos Museu Aeroespacial"

Esses mesmos profissionais, civis e militares que nunca deixaram a chama do show aéreo do MUSAL se apagar, sempre lutaram para realizar o evento e nós, apaixonados pela aviação, pelo MUSAL e por seus eventos, apoiávamos sempre que podíamos e como podíamos.
Quando pessoas inescrupulosas tentavam denegrir a imagem da instituição, compravam com a gente, uma briga de gigantes e seria assim sempre que fosse necessário.

T-27 Tucano da Esquadrilha da Fumaça num Encontro das Águias

Em 2015, com o retorno da Fumaça, a chama ganhou uma força maior, mas a meteorologia não ajudou e deixou esse gostinho de retorno guardado para 2016 que veio com força total e fez arder novamente em nossos corações aquele espirito de "encontro das Águias" adormecido, mas jamais esquecido.

A-29 da Esquadrilha da Fumaça - Domingo Aéreo

Hoje, em 2017, o MUSAL sob nova direção, repagina o evento que volta a ter 2 dias, mas com as apresentações aéreas concentradas no domingo e uma novidade que parece ser bastante interessante.
Apresentações musicais trarão um grande diferencial alem de food trucks para dar aquela fortalecida e matar a fome do publico presente.

A Esquadrilha da Fumaça, como de costume encerrará o repaginado e renomeado "MUSAL Air Show 2017" que terá também apresentações da Esquadrilha Céu que também é incrível, dos grandes Falcões, equipe de salto livre da Força Aérea, apresentações de rapel em helicópteros, passagens e manobras de ultraleves e muitas outras atrações.

A-29 Super Tucano "Fazendo fumaça" no pátio do MUSAL

 

Como costumo dizer, o MUSAL é o meu quintal de casa e é onde me sinto a vontade... então, com ou sem show aéreo, sempre estamos por lá fotografando, visitando, batendo papo com os amigos ou simplesmente introduzindo alguem novo ao magnifico mundo da aviação.

          

Então, nos vemos por lá!
MUSAL Air Show 2017.

Fotos: Arquivo Equipe AeroArte
Mauro e Bruno Cilento 
(fotos escaneadas)
Texto: Bruno Cilento

Comentários

Postagens mais visitadas