MUSAL AIR SHOW 2017... COMO FOI

O Museu Aeroespacial do Campo dos Afonsos, novamente abriu suas portas para comemorar o Dia do Aviador.
Desta vez, como num passado não tão distante, foram 02 dias de evento com atrações variadas... No céu e na terra.

Logo oficial
Apreensivos com uma possível negativa meteorológica, fomos surpreendidos pelas boas energias que circulam o MUSAL e tivemos tempo firme e quente, apesar de nublado e a chuva só chegou mesmo depois que o ultimo avião a se apresentar tocou o solo e cortou seu motor.
Pouso do T-6 após o ultimo voo do dia

Apresentação da "Fumaça" com o tempo ruim
O nosso "final de semana aéreo", agora chamado de MUSAL Air Show foi cheio de novidades como a apresentação musical da banda "Conecta Groove" que trouxe o melhor da MPB e contagiou o publico nos dois dias, apresentação de violinos e violoncelos, sorteios de brindes e um ambiente absolutamente agradável e familiar.

Banda paulista "Conecta Groove" dando Show

F-103 Mirage - Uma das aeronaves abertas à visitação

Familia se divertindo e dançando ao som da "Conecta Groove"

Cerca de 50.000 pessoas passaram por lá e alem da musica, puderam curtir muita adrenalina com as acrobacias aéreas.
O céu do lendário Campo dos Afonsos voltou a ser colorido pelas aeronaves e riscado pela fumaça branca que traduzia em movimento, a forma de suas emocionantes manobras.


 

 

 


Um ronco bem característico e conhecido por alguns entusiastas de aviação roubou a cena e nos fez lembrar dos bons e saudosos tempos do Coronel Braga.
Sim! Um T-6 amarelão da Helisul arrancou suspiros e contagiou a todos com suas manobras arrojadas e seus rasantes emocionantes.
Um RV 6 fez suas "piruetas" individuais e uma surpresa que veio direto de Minas Gerais atraiu muito a atenção do publico com suas manobras.
O biplano Boeing Stearman fez passagens a baixa altura, executou loopings e deu ao cinza do céu um espetáculo bem diferente.

Boeing Stearman em manobra acrobática

NA T-6 da Helisul
Tivemos a Esquadrilha da Fumaça que chegou no final da manhã de domingo e a Esquadrilha Céu que veio de surpresa no sábado, deu aquele show característico e domingo ao chegar, proporcionou a todos os presentes uma apresentação mega especial e que voltou a ser executada no final da tarde.

Esquadrilha da Fumaça e os Anjos da Guarda iniciando a demonstração
Passagem a baixa altura e em formação da Esquadrilha Céu

A Equipe Falcões de Salto Livre fez seu salto no inicio da tarde e lutou bravamente contra um vento que os surpreendeu, mas mostrando sua perícia e técnica, pousaram exatamente onde tinham combinado e um helicóptero Caracal da Força Aérea Brasileira demonstrou pericia ao executar resgates simulados de militares em rapel.

 

 


No interior do museu, o visitante pôde conferir aeronaves de diversos períodos, salas e documentos de valor inestimável para a nossa história aeroespacial. 
No final da visita, a criançada ainda podia curtir uma oficina de arte cheia de brincadeiras e atrações.
Na parte externa, além das acrobacias, teve ainda diversas aeronaves abertas à visitação, o grupo de Reincenação Histórica trajados de militares da FAB e da FEB na Segunda Guerra Mundial, encontrar com os pilotos pelo caminho e tirar fotos.
O mais incrível foi poder voltar a ver o extenso pátio do MUSAL lotado de pessoas.
Crianças e adultos à vontade e sem preocupação, se divertindo e curtindo tudo aquilo que o MUSAL Air Show ofereceu nesses dois dias.

Nós da Equipe AeroArte, nos sentimos orgulhosos de ter podido fazer parte, por mais um ano, desse evento e poder ver a emoção do publico e todos os comentários positivos (nenhum negativo) que vieram nos dias seguintes ao histórico final de semana do Museu Aeroespacial de 2017.



A Esquadrilha da Fumaça se apresentou no final da tarde e foi acompanhada de perto por um helicóptero Robinson R44 que fez um belíssimo video que pode ser visto na sequência.

Filmagens da apresentação da Fumaça

Apresentação da Esquadrilha da Fumaça
 no MUSAL Air Show 2017 - Filmagem HeliNews

Agradecemos ao esforço e dedicação de todos os profissionais envolvidos na organização, divulgação (a qual também fizemos parte através das redes sociais), aviadores, equipes de apoio e a todo o publico presente que confiou e não foi embora até a ultima apresentação aérea.
Nosso agradecimento especial aos profissionais do MUSAL que mais uma vez nos deram essa oportunidade.
Aos senhores Ivan Roberto Soares, José Henrique Tomaz, Brigadeiro Lebeis e Sub oficial Jefferson Machado e tantas outras pessoas, nosso muito obrigado!




Finalizamos com a certeza do nosso dever cumprido, a satisfação e felicidade de estar presente e poder reencontrar grandes amigos da aviação, do jornalismo e fazer novos amigos...
Assim, a grande família da aviação se torna ainda maior e a magia do Show Aéreo do MUSAL nunca morre!
Então...Nos vemos por aí!



Fotos: Bruno Cilento
           Mauro Cilento
Texto: Bruno Cilento
Revisão: Mauro Cilento
Video da Esquadrilha da Fumaça: HeliNews
Site Helinews
Site Helisul

Comentários

  1. Parabéns pela matéria e obrigado por testemunharem o resultado de um trabalho de 4 meses. Nós vemos por aí.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas