Esquadrilha da Fumaça completa 65 anos

A Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira comemorou no ultimo domingo, 14 de maio, 65 anos de dedicação e muita acrobacia aérea.



Foram organizadas cerimonias alusivas ao dia tão especial para  nossa FAB e para os profissionais que fazem ou em algum período fizeram parte dessa história.
Uma delas, na própria sede o EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea) e outra através de Sessão Solene no Congresso Nacional, em Brasilia onde foi homenageada.






A Esquadrilha da Fumaça nasceu no Rio de Janeiro, na Escola de Aeronáutica, no Campo dos Afonsos.
Através de iniciativa de instrutores de voo da escola, que nos seus tempos vagos, juntavam-se para executar manobras acrobáticas, incentivando os jovens cadetes e lhes mostrando o alto grau de perícia e capacidade de seus professores.

 


Com aeronaves NA T-6, eram executadas manobras de precisão como "Loopings" e "Tounneaux" com duas aeronaves. Posteriormente, após os comentários em terra, onde discutiam todos os detalhes, os aviadores passaram a voar com três aeronaves e, finalmente, com quatro



A fumaça foi introduzia no ano seguinte, em 1953, para facilitar a visualização das manobras, foram instalados tanques de óleo, que era pulverizado no escapamento do motor produzindo essa fumaça branca e espessa  e graças a ela, o nome, carinhosamente dado pelo povo brasileiro.

 


Nesses 65 anos de existência, foram mais de 3.000 demonstrações em todo o território nacional e em mais de 21 países.




A esquadrilha voou 5 aeronaves diferentes, com variações de pintura até o atual e brasileirismo A-29 Super Tucano, fabricado pela Embraer como pode ser visto na imagem abaixo.

 

  


Hoje, a atual aeronave da fumaça tem o dobro da potencia, é maior em tamanho e peso e pôde trazer de volta uma manobra incrivel...
O famoso Lancevak, onde o avião "capota" no ar.



Nós da Equipe Fotográfica AeroArte, parabenizamos à Esquadrilha da Fumaça por mais um ano escrevendo nos céus com fumaça, a brilhante história dessa instituição que é orgulho do povo brasileiro.

A todas as mulheres e homens que voam e fazem voar, o nosso muito obrigado, nossa homenagem e gratidão.

Nunca perca a oportunidade de assistir a uma apresentação da Esquadrilha...
Garanto que não irão se arrepender!

A todos vocês, se apropriando temporariamente da frase...
"FUMAÇA ... JÁ!"


Videos: Youtube
Fotos antigas: Arquivo pessoal
Esquadrilha da Fumaça
Google
Fotos: Bruno Cilento
Texto: Bruno Cilento



Comentários

Postagens mais visitadas