Show Aéreo comemora aniversario da Esquadrilha da Fumaça

O EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea) celebrou no ultimo dia 14 de maio, 65 anos de muita acrobacia aérea.
 A comemoração veio alguns meses depois, no tradicional Domingo Aéreo da Academia da Força Aérea, em Pirassununga e recebeu aproximadamente 60 mil pessoas.

Publico presente no aniversário do ED

Kc-390 na AFA


Criada em 1952 por instrutores de voo da academia, que em suas horas vagas, faziam manobras acrobáticas com seus aviões, a esquadrilha conquistou o coração do povo brasileiro e levou com bravura nossa bandeira a diversas partes do mundo e em todo o território nacional.

T-6 da Esquadrilha da Fumaça sobre o Rio de Janeiro


Manobras em conjunto ou individuais marcaram o grupo de aviadores que do ano de sua criação até hoje, 6 décadas e meia depois, reúne em sua galeria de ases, alguns dos melhores pilotos militares do Brasil, como o saudoso Coronel Braga que ficou mais tempo no comando da esquadrilha e tem o reconhecimento internacional como o homem mais voado na aeronave NA-t6, primeira aeronave usada nas acrobacias.

 


                                                                                                                                                                   Outras personalidades como o também saudoso Ribeiro Júnior,  ilustram essa galeria que é composta por ases que ainda hoje fazem seus shows aéreos pelo Brasil como o aviador Carlos Gonzaga, hoje, piloto da Esquadrilha Céu.

Para uma festa em grande estilo, a turma do EDA mobilizou uma mega estrutura e produziu um grande show aéreo , no dia 13/08 e contou com a presença de diversas aeronaves, pilotos, apresentações acrobáticas e a visita da Esquadrilha Chilena Halcones.

Esquadrilha da Fumaça, Halcones e Coronel Marcos Pontes

Halcones em taxi para apresentação

Os 05 aviões Extra 300, fabricados exclusivamente para acrobacias, vieram desmontadas dentro de aeronaves C-130 Hércules, e após sua montagem, deram um show de manobras nos céus na AFA.
A comemoração contou também com uma réplica do 14 Bis, que voou solo e em conjunto com a esquadrilha  e exposições estáticas.


 





Nós somos suspeitos para falar sobre a Fumaça, pois a acompanhamos a mais de 30 anos.
Somos fãs e temos muito orgulho em podermos escrever uma letra que seja, sobre a paixão de voar e de ter como representantes internacionais, os "embaixadores do Brasil nos Céus"... A Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira.




Mauro Cilento - Equipe Fotográfica AeroArte

Bruno Cilento - Equipe Fotográfica AeroArte



Fotos: Sargento Ribeiro e Tenente Cocate (EDA)
Fotos: Mauro Cilento e Bruno Cilento
Fotos: Google
Texto: Bruno Cilento




Comentários

Postagens mais visitadas