44 Anos de Museu Aeroespacial

O Museu Aeroespacial, do Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, celebrou 44 anos de preservação da história aeronáutica brasileira.

Visão Aérea dos hangares do MUSAL


Atendendo à Exposição de Motivos do Ministro da Aeronáutica, Ten-Brig-do-Ar - Araripe Macedo, o Presidente Emílio Garrastazu Médici, cria o Núcleo do Museu Aeroespacial em 31 de julho de 1973, através do Decreto nº 72.553.

Em janeiro de 1974, iniciam-se os trabalhos de restauração do prédio e hangares (antiga "Divisão de Instrução de Vôo"  da Escola de Aeronáutica), simultaneamente à coleta de acervo, restauração de aviões, motores, armas e outras peças de valor histórico.

Inaugurado em 18 de outubro de 1976,o Museu guarda em seu acervo,  itens de grande importância para a nossa história como equipamentos, aeronaves, documentos, fotografias e filmes originais e muito mais.

Visão parcial do pátio do MUSAL


O Major Brig. Ar R/1 Wilmar TERROSO Freitas, subdiretor de divulgação do IncAer (Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica) presidiu a cerimonia de aniversario.

Foram realizadas homenagens aos destaques profissionais civis e militares que foram para a reserva, pelo diretor do MUSAL, Brigadeiro Luiz Carlos LEBEIS Pires Filho.
Por meio de eleição, foram escolhidos os seguintes destaque:
- Como graduação padrão, o 3º Sargento da Reserva Remunerada Marcos Antonio de LEO;
- Como praça padrão, o soldado Lucas Rocha BEZERRA;
- Como civil padrão, Sr Ivan Soares;



A solenidade contou com a presença do brigadeiro do Ar Arnaldo, Comandante interino da UNIFA (Universidade da Força Aérea)

A direção do MUSAL ainda homenageou o Capitão reformado Hiroshi Uchiya com uma placa de agradecimento por término de prestação de serviço.

O Museu Aeroespacial tem sido um grande agregador de valores da Força Aérea Brasileira, preservando em seu acervo a luta e a história da nossa aviação, propondo dinamismo às visitações.

Nós da Equipe Fotográfica AeroArte sempre estamos presentes no MUSAL, seja para fotografar ou simplesmente para voltarmos a ser crianças no meio de seus corredores cheios de aeronaves.
Poder reviver aquele sentimento bom, inocente e criativo e de esperança que só o povo brasileiro tem e entende tão bem!

O sorriso bobo de quem volta a ser criança


O sorriso inocente e o 1º contato com a aviação





Vida longa ao MUSAL e aos seus profissionais.


Fonte: Museu Aeroespacial
Fotos: Museu Aeroespacial
Fotos: Google
Fotos: Bruno Cilento













Comentários

Postagens mais visitadas