142º Aniversário de Alberto Santos Dumont

O idealismo e a coragem de um brasileiro em desbravar os ares, ligou o mundo, encurtou distancias e tornou o muito longe em algo que pode ser alcançado em horas.
Alberto Santos Dumont foi um aeronauta, esportista e inventor brasileiro. Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina
Inventor aeronauta brasileiro nascido na fazenda Cabangu, próxima a estação de Palmira, hoje denominada Santos Dumont, Estado de Minas Gerais, pioneiro no uso do relógio de pulso, criador do aeromodelismo e do avião com motor dirigível, inventando a navegação aérea com veículos mais pesados que o ar, ao realizar o primeiro vôo público com um avião capaz de decolar, voar, retornar e pousar com seus próprios meios, sem o auxílio de equipamentos ou dispositivos externos e, por isso mesmo, denominado de o pai da aviação. Um dos dez filhos de um engenheiro e magnata do café, Henrique Dumont, a partir das muitas e modernas máquinas utilizadas nos trabalhos com os cafezais desenvolveu sua habilidade para a mecânica. 

Segue, trecho da "Ordem do Dia", dita pelo Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz ROSSATO em alusão ao aniversário de Alberto Santos Dumont
"O jovem mineiro, nascido em 20 de julho de 1873, na fazenda “Cabangu”, dedicou anos de sua vida ao nobre propósito de beneficiar a humanidade e protagonizou uma das façanhas mais importantes da história: elevar às alturas o 14-BIS - o primeiro artefato autopropulsado mais pesado que o ar - conquistando definitivamente o domínio do céu.
Essa magnífica obra certamente transcendeu as expectativas que até mesmo o seu visionário idealizador poderia prever. Mudaria, pois, definitivamente a trajetória do mundo moderno.
Embora protagonista de uma série de memoráveis feitos, demonstrou seu espírito altruísta ao negar-se a patentear suas invenções, ofertando-as ao mundo, com o cristalino entendimento de que o valor do conhecimento reside em compartilhar para ampliar o seu alcance e os benefícios.
Desde então, o que parecia impraticável tornou-se ilimitado.
A integração mundial, aproximando as culturas, permitiu que os avanços da sociedade chegassem, mais depressa, aos lugares mais longínquos. As barreiras de tempo e espaço não mais existiam.
E, Santos-Dumont não se contentou com o voo do 14-BIS. Rotineiramente, buscou progredir e aperfeiçoar os seus inventos. O ininterrupto desejo de melhorar era latente em seu caráter, que se traduziu na persistência e entusiasmo com que enfrentou as eventualidades para alcançar seus objetivos.
O empreendedorismo e a visão do Patrono da Aeronáutica já sinalizavam qual a proa a ser mantida pela nossa grande aeronave, tal qual, o compromisso de estar convenientemente equipada e preparada, buscando ampliar a sua capacidade de manter soberano o espaço aéreo da Pátria.
Portanto, a missão do Comando da Aeronáutica é o princípio para todo o planejamento institucional, pois ampara as estratégias a serem implementadas, os projetos e as atividades nas quais os esforços devem ser concentrados.
Lembrem-se, foi a partir de um ideal, transformado com maestria em trabalho, que os caminhos da humanidade ganharam novas dimensões."

Incrível como até hoje, o povo brasileiro detém esse orgulho e essa determinação.
O ditado que diz "Somos brasileiros e não desistimos nunca..." realmente faz muito sentido quando falamos de Santos Dumont
Texto: Portal Força Aérea
Texto: Uol Educação
Texto: Bruno Cilento
Imagens: Google


Comentários

Postagens mais visitadas