Dia Internacional da Mulher

Hoje, 08/03, comemora-se o Dia Internacional da Mulher e existem algumas explicações para justificar a data.
Uma delas se dá sobre o acontecido no dia 8 de março de 1857, quando operárias de uma fábrica de tecidos, da cidade de nova Iorque fizeram uma expressiva greve, ocupando a fabrica para reivindicar melhores condições de trabalho, redução da carga diária de trabalho para 10h ao invés das 16h já desempenhadas por dia, equiparação de salários com o dos homens, pois recebiam até 1/3 do total recebido por eles para executar os tipos de trabalho e tratamento digno e respeitoso no ambiente de trabalho.


A manifestação foi contida com uso de muita violência. As mulheres foram trancadas dentro da fabrica, que foi incendiada.
Aproximadamente 130 tecelãs morreram queimadas nesse ato covarde e desumano!
Infelizmente, somente após 53 anos, durante uma conferencia na Dinamarca, ficou decidido que o "08 de Março" passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fabrica de tecidos e somente em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

 


Hoje, em pleno 2017, as mulheres ainda encontram algumas dificuldades no meio de uma sociedade onde não existe igualdade em alguns lugares.


Ainda bem que muitas Guerreiras conseguem vencer todos esses obstáculos, servindo de exemplo e incentivo a outras brasileiras com os mesmos ideais...








Nossa Homenagem a todas vocês, profissionais ou não, que fazem do mundo, um lugar melhor e com sua luta pela igualdade (sem o "ismo"), conseguem mostrar a cada dia mais, sua força e capacidade.
A todas vocês mulheres do mundo... 



Homenagem da Força Aérea Brasileira ao
Dia Internacional da Mulher




Texto e pesquisa: Bruno Cilento
Pesquisa sobre a Fabrica e fotos: Google

Comentários

Postagens mais visitadas