Uma " Encantadora" visita

 Você sabe o que é a "Encantada"?

  NÃO?!

Mas sabe quem foi Alberto Santos Dumont?

LEGAL!

Se eu disser que Santos Dumont construiu uma pequena casa no coração de Petrópolis a convite da Princesa Isabel para passar os verões e a batizou de "A Encantada"?

Pois bem... Essa encantadora matéria segue com fotos, um breve texto e a promessa de uma curiosa visita ao lar projetado pelo Pai da Aviação.



A casa de Santos Dumont em Petrópolis é uma pitoresca residência incrustada em uma localidade íngreme na cidade. Santos Dumont recebeu o convite de veranear em Petrópolis da Princesa Isabel, na época áurea das temporadas na cidade serrana durante o Império, e ao aceitar o convite decidiu construir uma casa que atendesse suas necessidades.
A rua escolhida é hoje chamada em Petrópolis de Rua do Encanto, mesmo nome dado à casa do aviador.


A casa possui algumas peculiaridades, como uma de suas últimas invenções que é o chuveiro com água quente, o único do Brasil àquela época, sendo aquecida a alcool, e também a escada externa onde se pode somente começar a subir com a perna direita, e a interna que se pode somente subir com a perna esquerda, e a própria arquitetura da casa onde não é utilizada divisórias entre os cômodos.

A casa possui três andares, além de um observatório, por sobre o telhado.



 

Hoje, na Sala dedicada à Santos Dumont, no Museu Aeroespacial, dentre tantos objetos pessoas, fotografias e cartas escritas pelo grande inventor brasileiro, encontra-se a maquete da "Encantada".

Quantas invenções nasceram ao olhar por essa janela...

Correspondência remetida direto da "Encantada"
por Santos Dumont





Veja mais fotos abaixo, mas não deixe de visitar a casa de Santos Dumont.
Vá a Petrópolis e aproveite para visitá-la.
Além da casa, o visitante encontra lojinha de lembranças e auditórios com documentários.

A Encantada aguarda a sua visita.

Para mais fotos, clique aqui


Fotos e texto: Bruno Cilento

Comentários

Postagens mais visitadas