23 de Outubro - Dia do Aviador

Hoje, 23 de Outubro, nós brasileiros comemoramos o dia do aviador e dia da Força Aérea Brasileira.

O dia não foi escolhido ao acaso..

Nesse dia, no ano de 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont conseguiu, através de sua engenhosidade e persistência, digna de um brasileiro, alçar voo com um objeto mais pesado que o ar, decolando do chão por meios próprios e sendo ovacionado por todos os que ali estavam, no Campo de Bagatelle, em Paris, voando a cerca de dois a três metros de altura, percorrendo uma distancia de 60 metros.
Começava aí, a saga do Homem em desbravar os céus... Local onde só os pássaros haviam estado !
Menos de um mês depois, em 12 de novembro, diante de uma multidão, percorreu 220 metros a uma altura de 6 metros.




No Brasil, durante todo o mês de outubro, comemoramos o mês do aviador e espalhados por todo o país, Bases Aéreas e Unidades da FAB, comemoram o Heroico voo de Santos Dumont, com Shows Aéreos, exposições e conversas sobre o 1º voo e todas as façanhas do Brasileiro desacreditado por muitos e que apesar de sua baixa estatura, se mostrou um dos maiores Homens já conhecidos.

No Museu Aeroespacial, a homenagem foi programada para o dia 18/10, mas apesar do público presente, infelizmente, a meteorologia não colaborou e a chuva e o frio se fizeram presentes, mas em nenhum momento espantaram os visitantes, por um único motivo... O Grande e esperado retorno da Esquadrilha da Fumaça, que mesmo não se apresentando devido ao mal tempo, emocionou a todos só por estarem perfilados no pátio do MUSAL.





Estiveram presentes também, os grandes Tike e Beto Bazaia, que mesmo com tempo encoberto, voaram e arrancaram gritos do público.







Enquanto o palco era muito bem representado pela banda Alta Pressão, tocando sucessos da Jovem Guarda e da MPB, o Palco aéreo era representado por uma demostração do Esquadrão SUPER PUMA 3º/8º , com rapel aéreo, os Falcões com Saltos de paraquedas, pousando bem próximo ao publico, o giro de motor do P-47 Thunderbolt, do 1º Grupo de Aviação de Caça, Atividades recreativas para a criançada, Sorteios, Banda Marcial e a Esquadrilha Céu que ao chegar, já deu um show que encerrou o Domingo Aéreo do MUSAL antes que a chuva resolvesse tomar conta de vez.










Foi muito bom ver de volta,  a Fumaça, rever os amigos e ver o pátio do MUSAL lotado ...





O Domingo Aéreo, apesar da chuva, mais uma vez, cumpriu o seu papel, de agregar valores, reunir amigos e familiares ao Berço da Aviação Militar Brasileira e manter a chama dos Lendários Shows Aéreos do MUSAL Acesa.

O MUSAL, mais uma vez, mostrou o grande potencial que uma equipe de profissionais é capaz, organizando um Grande Espetáculo , que mesmo com tempo muito ruim, encantou e atraiu mais de 25.000 pessoas.

Olhos voltados para o Céu.. Olhos voltados para o chão... Olhos voltados para a História da Aviação...



O que nos resta, é agradecer mais uma vez a Equipe do MUSAL por nos proporcionar os momentos vividos, parabenizá-los pela organização do evento e torcer para que venha logo o de 2016, dessa vez, sem chuva...



Até a Próxima !!

Fotos: Mauro Cilento
           Bruno Cilento
Texto e Pesquisa: Bruno Cilento
Video: Youtube



 Sempre que quiser e puder, visite o Museu Aeroespacial e conheça um pouco mais sobre a nossa história...
A história de Brasileiros como Santos Dumont, que sem desistir, alcançou o seu objetivo.. Porque, assim como Santos Dumont, somos brasileiros, e o brasileiro... NÃO DESISTE NUNCA !

O Museu Aeroespacial fica na Avenida Marechal Fontenele,  nº 2000, no Campo dos Afonsos e funciona de Terça a Sexta Feira, das 09h as 15 h e Sabados, domingos e feriados de 09:30 h as 16 h.

Visite e se informe








Comentários

Postagens mais visitadas