Semana Nacional dos Museus

A semana nacional dos Museus é um projeto que acontece todo ano no Brasil e engloba alguns dos mais importantes museus do país que oferecem visitas com programações especiais   e em alguns, até entrada franca.


A Semana dos museus acontece sempre no mês de maio e sempre tem um tema especifico a ser discutido, estudado e explorado.
O desse ano foi Museus para uma sociedade sustentável e contou com a colaboração de importantes instituições de preservação da memória nacional e mundial como o Museu Nacional da UFRJ (Quinta da Boa Vista) num circuito cultural pelo bairro imperial que com diversos ônibus, levou o público também aos museus Militar Conde de Linhares, Museu de Astronomia, Casa Maçom ..
Por aqui, a diversão ficou por conta do MUSAL (Museu Aeroespacial) no Campo dos Afonsos, que levou o visitante a viver a evolução da aviação civil e militar brasileira e mundial, justamente onde tudo começou... No berço da aviação militar brasileira.

                      Vista Parcial da Exposição                          Aeronave da Esquadrilha Céu


Durante uma semana cheia de atividades, o visitante pôde participar de oficinas de artes, visitas guiadas ao interior de aeronaves importantíssimas como o Boeing 737-200 carinhosamente conhecido como Breguinha, que durante anos, atendeu à presidência da república e transportou em visita ao Brasil, o Papa João Paulo II, o Viscout que também serviu a presidência da república na era JK, dos cargueiros C-115 Búfalo, C-130 Hércules, Avro (TRANSPORTES ESPECIAIS), Contação de história, exibição de robótica,  apresentações teatrais e visitas guiadas pelo Museu.

                          Apresentação teatral                                     Exposição da ACA

                  Visitação ao Boeing Presidencial                               Oficina de Artes


                      Fuscas no Pátio do MUSAL                            Avro recebendo visitantes

No final de semana, o sábado, além de tudo isso, ainda contou com exposição e apresentação de aeromodelismo da equipe da ACA ( Associação Carioca de Aeromodelismo), revoada de ultraleves e no Domingo, o grande encerramento, também com os grandes Aeromodelistas da ACA, exposição de veículos antigos, a Prefeitura do Rio com sua Van de Internet Itinerante, o poderoso “Trovoar” do motor radial do P-47 Thunderbolt, do Senta a Pua,  apresentação musical com instrumentos alternativos e reciclados e a Grande Esquadrilha Céu que apresentou de forma impecável suas manobras eletrizantes que combinadas ao ronco nos motores e suas fumaças brancas no céu azul de brigadeiro, fecharam com chave de ouro a 13ª Semana Nacional dos Museus.


                              Esquadrilha Céu                                  Os pilotos recebendo o público

                     P-47 Thunderbolt - MUSAL                               Passagem em formação 

  

É sempre ótimo estar no MUSAL, fotografando, batendo papo, reencontrando os amigos e sentindo a aviação desde o momento que chegamos até quando vamos embora, porque o que vivemos por lá, levamos com a gente pra onde formos...

Isso é o amor pela aviação !

Obrigado a todos e até a próxima..!!











 Fotos: Mauro Cilento
Bruno Cilento
Algumas fotos: MUSAL
Texto: Bruno Cilento

Comentários

Postagens mais visitadas