Portões Abertos Base Aérea de Santa Cruz

Sábado, Dia 1º de novembro de 2014.

Um dia belíssimo de céu azul com poucas nuvens e sol brilhante. Palco ideal para os grandes artistas dos ares.
Nesse dia, aconteceu o Portões Abertos da Base Aérea de Santa Cruz e o espetáculo cumpriu a promessa...um Show Aéreo!

A Base Aérea de Santa Cruz, “Ninho da Aviação de Caça Brasileira” abriga, além de toda a sua estrutura operacional, o Hangar do Zepellin.
Único no mundo, ainda mantem toda a sua originalidade e tamanho, que pode ser visto de várias partes do bairro que dá nome à Base,


Trata-se de um hangar, edificação de grandes dimensões destinada a abrigar os dirigíveis alemãs conhecidos como ZEPPELIN.




É um dos últimos hangares mais bem conservados para dirigíveis existentes no mundo. É tombado pelo Instituto do Patrimônio Historio e Artístico (IPHAN) e poderá ser reconhecido por lei (PL 422/2009 da Câmara de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro) eleita como uma das  sete maravilhas do histórico bairro de Santa Cruz, por real interesse turístico e sociocultural da cidade do Rio de Janeiro.




A BASC é casa do Histórico 1º Grupo de Aviação de Caça, Senta a Pua, que lutou bravamente na Segunda Guerra Mundial, e do Esquadrão Adelfi e referência na reunião anual da Aviação de Caça Brasileira que acontece sempre, no mês de abril de cada ano.




O Portões Abertos teve seu início às 09 h da manhã com a Banda da Base Aérea de Santa Cruz que trouxe desde MPB à clássicos internacionais como Queem.


No Céu azul, o show ficou sob o comando de grandes nomes da Acrobacia Aérea brasileira como Tike Bazaia (T-6), Beto Bazaia (Extra 300 ), Pedro Melo (Super Decathlon), Cmte Arnaldo Ferrari (Super Decathlon), Os Falcões ( Equipe de Salto Livre da Força Aérea Brasileira ), além da Esquadrilha Céu que já chegou fixando a atenção de todos com suas manobras e fechou o evento.
Aeronaves F-5 e A-1 fizeram inúmeras passagens a baixa altura, alta velocidade e enlouqueceram o público ao sair de surpresa de traz do Hangar.


                           T-6 Tike Bazaia                             Super Decathlon Pedro Melo

                        Extra 300 Beto Bazaia                     Super Decathlon Cmte Ferrari

                     Esquadrilha Céu                      Falcões Salto Livre - FAB


Estima-se que mais de 10 mil pessoas estiveram presentes e puderam curtir toda a programação Aérea, visitar a  exposição estática do F-5 ( Senta a Pua ), A-1 ( 1º/16º Adelfi ) e o A-29 do EDA ( Esquadrilha da Fumaça ), Além de show de Aeromodelismo da ACA ( Associação Carioca de Aeromodelismo – MUSAL ) e boa música, sorteio de bicicletas e voos panorâmicos na aeronave C-98 Caravan, apresentação de artes marciais, Banda Marcial, recreação infantil e uma praça de alimentação bem diversificada, comprar brindes e aviões de elástico e aviões/paraquedas pipas, para a alegria da criançada;
Em uma grande Campanha Beneficente, a Base Aérea conseguiu arrecadar mais de 1.600 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados a instituições carentes do bairro de Santa Cruz.





Nós da Equipe Fotográfica AeroArte sentimo-nos honrados por ter participado do retorno da Base Aérea de Santa Cruz ao circuito de Shows Aéreos do nosso Brasil, em comemoração ao Dia do Aviador e agradecemos todo apoio que nos foi dado.
Agradecemos à Ten. Ludmila, Ao amigo e piloto Tomaz H. e a todos os que nos fizeram companhia nesse sábado perfeito.
Aos amigos que reencontramos, aos amigos que fizemos e a todos que de alguma forma, pudemos marcar, positivamente, com nosso trabalho e com nosso amor pela Aviação!

Muito Obrigado ... E até a próxima..!!

Sábado de sol... Sábado de Praia?
Não!  .. Sábado de Show Aéreo!






Fotos: Mauro Cilento
           Bruno Cilento

Texto: Bruno Cilento

Fonte de Pesquisa: 
Wikipédia

Fotos antigas do Hangar:
Google

Comentários

Postagens mais visitadas