Domingo Aéreo no MUSAL 2014


No último dia 19 de Outubro, o Museu Aeroespacial foi a praia  de milhares de brasileiros.
Mais uma vez, após uma incerteza por conta da meteorologia, do Céu cinza e dos ventos fortes do sábado anterior, os frequentadores do MUSAL não se sentiram muito confiantes até acordarem no domingo e serem presenteados com a brisa fresca e o belíssimo Céu azul, o que lhes proporcionariam um excelente domingo de Show Aéreo.

A-29 Super Tucano - Esquadrilha da Fumaça ( EDA )
A comemoração acontece em homenagem ao Dia do Aviador, dia 23 de Outubro quando, em 1906, Alberto Santos Dumont Voou com o 14 Bis durante 7 segundos percorrendo uma distância de 60 metros, numa altura de 2 metros, decolando por meios próprios, diante de mais de mil pessoas, além de avaliadores do Aeroclube local, responsável por homologar grandes feitos aeronáuticos.


 Imagem do 1º Voo

O domingo de sol muito forte (42° com sensação térmica superior aos 50°), não impediu o público de comparecer ao MUSAL, encarar filas para conhecer o interior de algumas aeronaves expostas e até se refrescar nos chuveirões espalhados pelo local.
Durante as apresentações aéreas, a procura por sombras foi grande, mas ninguém deixou de prestigiar nossos ilustres visitantes com suas aeronaves e manobras arrojadas.
As Acrobacias Aéreas ficaram por conta de Tike Bazaia com seu T-6, Beto Bazaia com o Extra 300, Pedrinho Melo com o Super Decatlon e Exposição estática de 2 A-29 Super Tucanos da Esquadrilha da Fumaça sob o comando do Tem. Cel Gobett , Comandante do EDA e Fumaça #01 e do Cap. Conrado, Fumaça #04.

                 




As asas rotativas também tiveram seus representantes como o Pantera do Exército, o Lynx da Marinha que efetuou algumas manobras e o Puma da Força Aérea com simulação de resgate, além de um BlackHawk também da FAB que chegou de surpresa e fez a felicidade de todos com suas passagens.


         
AS-332 Puma FAB
UH-60 Blackhawk FAB
         
AS-365 Pantera EB
HA-1 Lynx MB










     









            A tão aguardada Aviação de Caça marcou sua presença com eletrizantes passagens de aeronaves A-1 e F-5 que não pouparam esforços para animar ainda mais os presentes que nem se importavam mais tanto com o calor para ver e ouvir o som dos motores a velocidade de cada passagem.
O MUSAL ofereceu também visitas guiadas, aeronaves abertas à visitação do público, oficinas de arte para a criançada e diversas opções de lembranças e brindes vendidos nos estandes externos assim como lanches diversão para todas as idades.
Uma grande tenda foi montada para que os visitantes pudessem descansar à sombra .

F-5 M 1º Grupo de Aviação de Caça -  Senta a Pua
O Domingo Aéreo fechou com chave de ouro, com a apresentação da Esquadrilha Céu, que formada por ex pilotos da FAB, mostraram muita competência e qualidade em sua apresentação.
O Belíssimo voo em formação lembrava as evoluções da Esquadrilha da Fumaça na épica fase dos T-6 neste mesmo céu dos Afonsos .
A sonorização do Evento ficou por conta da equipe do Védico, que sempre dá um show à parte.


Junto de todas as atrações nesse domingo especial, ainda tivemos apresentação da Banda Marcial DOM OTON MOTA, apresentações de voo de aeromodelos da ACA ( Associação Carioca de Aeromodelismo ), Evoluções de voo com Ultraleves Trike com Fumaça, o Grupo de Reencenação Histórica Monte Castelo e o Giro de motor do P-47 Thunderbolt.



Nós, da Equipe Fotográfica AeroArte, não poderíamos deixar de parabenizar toda Equipe do MUSAL pelo evento, o Operações do Domingo Aéreo, Tomaz José e agradecer por todo apoio que nos foi dado.

Muito obrigado..













Fotos: Mauro Cilento
Bruno Cilento
Texto: Bruno Cilento



Eventos como este, no MUSAL, são importantes, pois além de cumprir a missão principal que é a de divulgar a história da aviação, contribuem também para que pessoas conheçam as rotinas aeronáuticas, conheçam as aviações de Caça, de Transporte, Asas rotativas ( helicópteros ), a Aviação Acrobática e Desportiva alem de nos proporcionar momentos únicos e inesquecíveis.
Para nós, que vivemos a aviação intensamente e durante toda a nossa vida, o MUSAL, alem de também nos proporcionar esses momentos de emoção, nos faz reencontrar amigos que só conseguimos ver em eventos assim, conhecer pessoas que só conhecíamos pela internet e estar perto de pessoas que assim como nós, falam a linguagem da aviação

Por isso e para isso, o nosso agradecimento e até a próxima!

                                                                                                        Bruno CIlento

Comentários

Postagens mais visitadas