Domingo Aéreo no MUSAL 2013

Mais um ano se passou e a espera pelo DOMINGO AÉREO DO MUSAL chegou ao fim.

No dia 27 de outubro o Museu Aeroespacial abriu seus portões para mais um Show Aéreo.



Apesar da Esquadrilha da Fumaça não ter participado por conta da troca de aviões, o EDA mandou seu representante para ilustrar o pátio de exibições .
Um A-29 Super Tucano da Esquadrilha ficou exposto ao lado de lendas da aviação como Búfalo, o C-47, o P-47 Thunderbolt do 1º Grupo de Aviação de Caça durante a Segunda Guerra Mundial que teve seu motor radial de 2 estrelas de cilindros acionado 2 vezes, para o delírio de todos os espectadores.  




O Espetáculo aéreo ficou por conta dos pilotos Beto e Tike Bazaia ( pai e filho ) que com técnica e perícia, mostraram do que o Decatlon é capaz.
Além do Comandante Ferrari que arrepiou com suas manobras, o céu dos Afonsos se coloriu com o salto dos Falcões, Grupo de Elite de paraquedistas da Força Aérea Brasileira que havia acabado de regressar da China onde tiraram 3º Lugar num Campeonato de Paraquedismo.
A Réplica do Demoiselle, do Institudo Botelho também sobrevoou o publico do Musal para mostrar a leveza do 2º aeroplano construído por Santos Dumont.    



Domingo Aéreo do MUSAL contou também com visitas guiadas, oficinas de artesanato, shows de mágica e muitas outras atrações voltadas para a criançada, enquanto do lado de fora o helicóptero CH - 34 do Esquadrão Puma simulava um resgate e depois sedia o espaço aéreo para o estrondoso motor do Caça A-1 que fez diversas passagens e alegrou e arrepiou a todos.

Para fechar com chave de ouro, não poderíamos deixar de falar do ponto alto do Domingo Aéreo que foi a Esquadrilha Céu.
Composta por ex pilotos de Caça e até da Esquadrilha da Fumaça, Era T-6, os membros da Esquadrilha dão um espetáculo como ha muito não se via, fazendo-nos lembrar de voos acrobáticos como os do Coronel Braga e do Brig. Magalhães Motta.


Voando aeronaves RV 7 e RV 7A, essa turma se diverte entre manobras do display antigo dos T-6 e manobras mais modernas que deixam o publico com os olhares voltados e fixados na demonstração.

“ É um avião rápido, também, capaz de manter velocidades de cruzeiro perto ou mesmo acima de 200 mph, dependendo do motor instalado.
Essa velocidade, combinada com a resistência e o alcance possível com a capacidade de combustível de 20 litros, significa  que você pode percorrer metade do continente americano em um dia, mais se os ventos estiverem certos.”

Atualmente a Esquadrilha Céu possui 6 aviões e 8 pilotos, é homologada pela ANAC e  tem sua sede no Clube Céu, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro e já conta com uma legião de fãs que admira esse trabalho.
A Equipe AeroArte faz parte dessa imensa legião!                                     

                                  


O Domingo Aéreo do MUSAL comemorou também os 40 anos de Museu Aeroespacial .
Uma ventania fechou o evento desse ano, mas ao sairmos, já demonstramos nosso desejo e nossa contagem até o próximo evento!

Mas enquanto não chega, pegue sua familia e venha visitar o MUSAL..
Venha respirar a história que existe em cada canto, em cada peça e cada aeronave.
Bata um papo, tire fotos ou simplesmente olhe e conte a alguém para que esse, também tenha vontade de visitar!






A Equipe Fotográfica AeroArte agradece mais uma vez o apoio da equipe do MUSAL, Ivan Soares, Tomaz Jose Henriques, Brigadeiro Bhering e parabeniza por todo empenho para que mais uma vez pudessemos vivenciar esse tipo de evento e curtir cada segundo dessas demonstrações.

Só nos resta desejar um.. até a próxima!





Participaram dessa matéria:
Mauro Cilento - Fotografia
Bruno Cilento - Fotografia e texto
Victor Cilento - Coleta

Fonte de Pesquisa:
Google
Youtube
Facebook

Que a aviação continue correndo nas veias de cada um de nós...
Obrigado Alberto Santos Dumont ... por tudo isso!












Comentários

  1. Parabéns, Bruno, pelas lindas fotos ! Belo trabalho, que vem a exponenciar o amor à Aviação! Grande abraço, Azzi. CEU 4.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas