Esquadrilha da Fumaça...60 Anos

Rio de Janeiro, 14 de Maio de 2012
 A exatos 60 anos, um grupo de instrutores de voo tomaria uma atitude que mudaria para sempre a nossa forma de olhar para o céu...
Com apenas um ideal, Lutaram e conquistaram seu espaço com toda a garra e dedicação..digna de Brasileiro.

T-27 Tucano com a primeira versão de pintura dos T-27 da Fumaça 


Cinco jovens pilotos da Escola de Aviação do Campo dos Afonsos faziam a Primeira demonstração oficial daquela que é hoje e desde a época um dos maiores orgulhos que o Brasil já viu... A Esquadrilha da Fumaça

 Breve Histórico sobre a Fumaça

Com a palavra, seu criador,o Saudoso Mario Sobrinho Domenech..Seu primeiro Comandante!

“ EU me formei na Escola de Aeronáutica em 1946 e dois anos mais tarde, após uma passagem pela aviação de caça em Santa Cruz, já estava de volta como instrutor.
A primeira vez que eu havia visto acrobacia em conjunto fora no cinema, quando uma esquadrilha inglesa apareceu na tela.
A verdadeira motivação veio na Escola de Aviação, no Campo dos Afonsos.
Após voarmos o Fairchild PT-19 no treinamento primário, e os Vultee BT-15 no básico, começamos a voar o NORTH AMERICAN T-6, com o qual já podíamos começar a sonhar.
Entre alunos e obrigações administrativas, os jovens pilotos conseguiam tempo para decolar com quatro aviões e praticar as suas primeiras manobras em conjunto.

Formação diamante com 4 Aeronaves
Naquela época, realizar vôos acrobáticos em conjunto era uma transgressão disciplinar, mas a verdade é que o Comando não ligava muito, uma vez que nós estávamos acostumados a fazer aquilo na caça. O que não podíamos era fazer acrobacias em conjunto com os cadetes para não dar mau exemplo.
De qualquer maneira, decolávamos, geralmente na hora do almoço ou entre aulas e voávamos em direção a Nova Iguaçu ou Jacarepaguá onde realizávamos nossos treinamentos em segredo.
No principio praticávamos com 2 aviões e pouco a pouco fomos juntando, até que começamos a fazer os LOOPINGS e TOUNEAUX com quatro aviões em diamante, visto se aquela a formatura que voávamos na caça.


A primeira equipe era composta de 5 pilotos:
Eu, Domenech, Paulo Cezar Rosa, Haroldo Ribeiro Fraga, Cândido Martins da Rosa e Jayme Selles Collomer que voava como reserva....

Detalhe do T-6 com a "cabine" aberta
 ... Apesar de termos rádios a bordo, estes possuíam uma freqüência que usávamos para falar com a torre de controle.
Entre nós, éramos obrigados a utilizar sinais visuais aproveitados da aviação de combate.
Balançávamos as asas para reagrupar, balançávamos o estabilizador para informar que faríamos o Peel off. Balançávamos a asa direita para avisar que faríamos uma manobra com certa violência para a direita e duas vezes se fosse para a esquerda.
Voávamos com a cabine aberta, porque se houvesse um choque poderíamos abandonar rapidamente o avião.
Em 14 de maio de 1952, ocorreu a primeira demonstração pública da Esquadrilha sobre o Campo dos Afonsos. Dali para frente, os cambalhoteiros, como éramos chamados, decolamos de verdade...”

Não podemos falar de Esquadrilha da Fumaça e não lembrar de uma pessoa que vivia a Fumaça..
Coronel Braga foi o piloto que mais tempo permaneceu na Esquadrilha somando 17 anos e com seu carisma tamanho conquistou e estimulou varias gerações para a carreira da aviação.


 Entre fatos interessantes da Esquadrilha nesses 60 anos destacam-se alguns ainda da época dos T-6...


Houve uma gravação para um filme do Roberto Carlos chamado Roberto Carlos em ritmo de aventura onde a Esquadrilha se apresentou, com uma imagem de Roberto pilotando o T-6 ( liderando a Esquadrilha ).
Acontece que quando ia voar, pediu que outro piloto o conduzisse, pois o piloto que fora escalado para o seu vôo tinha o mesmo sobrenome que o dele e..Se chamava Braga


Uma outra passagem histórica curiosa da Esquadrilha foi sua apresentação na inauguração de Brasília..
O grupo estava com combustível reduzido aguardando a liberação da Torre de Controle que se daria após o termino do discurso do Presidente JUSCELINO KUBITSCHEK.
Acontece que devido à demora, não haveria combustível suficiente para a apresentação da Esquadrilha, então o na época Tenente Braga partiu para a demonstração...Então o Presidente JK interrompeu o seu discurso e pediu que todos apreciassem a demonstração da Esquadrilha

Hoje, a Esquadrilha da Fumaça ou EDA ( Esquadrão de Demonstração Aérea ) se apresenta em inúmeras partes do mundo levando o sorriso..a simpatia..a atenção e o carinho que só o povo Brasileiro tem..
Afinal de contas...São "Os EMBAIXADORES DO BRASIL NOS CÉUS!"


Eu, nesse momento, deixo o profissionalismo de lado e expresso aqui a minha homenagem a nossa Esquadrilha da Fumaça do Brasil que na minha opinião é a melhor do mundo...
Deixo aqui também a lágrima de cada Brasileiro que ao ver as demonstrações, se emociona assim como eu..
O suspiro, os gritos e os aplausos de quem é muito fã, para vocês que mais do que nunca merecem nossos aplausos e nossos PARABÉNS...

Bruno Cilento no Tucano de numero #7 da Fumaça

A Esquadrilha da Fumaça hoje tem como sua sede, a Academia da Força Aérea ( AFA ) em Pirassununga e mantem um site para estreitar os laços entre os fãs e onde se tem maiores informações.


A Equipe Fotográfica AeroArte sente-se feliz por poder divulgar a excelência que é a nossa Esquadrilha da Fumaça e agradece de coração por todos os momentos de pura emoção que nos são proporcionados a cada demonstração, a cada reportagem, a cada foto ou simplesmente a cada lembrança que temos e com certeza não são poucas...

Parabéns Fumaça por 60 anos de história, profissionalismo e competência.

Veja algumas fotos da festa de 60 anos da Fumaça



Participaram dessa reportagem:
Bruno Cilento
Mauro dos Santos
Amanda Matoso
Victor Duque
e cada brasileiro que assim 
como nós, é apaixonado pela nossa
Esquadrilha da Fumaça ..
 Que esse sentimento seja sempre verdadeiro e forte!

Fumaça ... Já!


Depoimento  retirado da revista
Esquadrilha da fumaça de 1993

Texto: Bruno Cilento
Fotos: Mauro dos Santos 
Bruno Cilento
Revisão de texto: Amanda Matoso



Comentários

  1. Olá, caros amigos!

    Muito boa a reportagem homenageando uma das maiores esquadrilhas de demonstração aérea do mundo.
    Fica aqui registrado os meus parabéns por levar por todo o mundo a bandeira e a qualidade operacional de nossos pilotos ao longo desses 60 anos.

    Grande abraço, Sucesso e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas