MUSAL RECEBE NOVAS AERONAVES


Em 31 de Julho de 1973 através do decreto nº 72.552 nascia o Museu Aeroespacial.
Um projeto que após muito trabalho, só foi inaugurado em 18 de outubro de 1976.
A então Escola de aviação do Campo dos Afonsos não sabia a história que aquela instituição reuniria.

Foto aérea do Museu Aeroespacial no Campo dos Afonsos ( foto: MUSAL)

Hoje, 38 anos depois do nascimento da idéia, o MUSAL mostra o verdadeiro sucesso que foi o projeto de reunir, restaurar, expor e contar o que seria a verdadeira história da aviação brasileira.
Nesse último aniversário ( o de 38 anos ), o MUSAL ganhou de presente 3 aeronaves que sem dúvida contam uma parte da história brasileira de forma bem especial.


As aeronaves EMBRAER EMB-314 SUPER TUCANO, EMBRAER EMB-121 XINGÚ e de forma mais que especial a aeronave F-103DBR ( MIRAGE III ), onde voou o eterno campeão de Formula 1 Ayrton Senna foram incorporadas oficialmente ao acervo do MUSAL no dia 04 de agosto de 2011 numa cerimônia cheia de emoção, homenagens e ao som do “Tema da Vitória” tocado pela Banda da Base Aérea dos Afonsos.


Ayrton Senna posando no Mirage III

Entre os convidados estavam Autoridades Civis e Militares entre as quais destacamos o Exmo Sr Comandante Geral de Apoio, Ten. Brig. Ar Ricardo Machado Vieira, O Exmo Sr Ten. Brig. Ar Carlos de Almeida Baptista, Ex Comandante da Aeronáutica, o Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica Ten Brig do Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, Sr Pedro Ferraz, Diretor Superintendente do Instituto Embraer e a Sra Naira Collaneri, Assessora de Gestão Corporativa e Relações Institucionais do Instituto Ayrton Senna, entre outros.

Major CRESPO, Fernando Botelho e Marta Bognar

Estiveram presentes também o senhor Fernando Botelho do Instituto Arruda Botelho, a Wingwalker brasileira Marta Bognar, Ricardo Beltran CRESPO ( ex integrante da Esquadrilha da Fumaça) e demais convidados.
Na ocasião, o piloto que conduziu o Mirage com Senna contou como foi o vôo dando detalhes das manobras feitas por ele e pelo próprio Ayrton.
Houve também a apresentação dos livros “Mirage III” de Paulo Fernando Kasseb e “No Céu, na Terra e no Mar – Memórias de um Piloto de provas” do Cel av Luis Fernando Cabral


Vídeo de Ayrton Senna voando no Mirage III

A Equipe AeroArte agradece mais uma vez o convite e parabeniza o MUSAL pelas Aeronaves recém chegadas.



As aeronaves estarão em exposição para visitação a partir do dia 09 de agosto, de terça a sexta-feira das 09:00 às 15:00h, sábados, domingos e feriados das 09:30 às 16:00h.

Para maiores informações visite

Texto e fotos: Bruno Cilento
Algumas informações tiradas de:
 Wikipédia.com
                                                  Google.com
 e gentilmente cedidas 
pela Com. Social do MUSAL



Comentários

  1. Olá meus amigos!
    Muito legal saber dessa notícia.
    Vou tirar um dia pra fazer uma visita, ok?

    Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas