Cobertura completa do Dia da Aviação de Caça na Base Aérea de Santa Cruz - RJ


Dia da Aviação de Caça


No dia 22 de Abril, a Força Aérea Brasileira realiza a RAC (Reunião da Aviação de Caça), na Base Aérea de Santa Cruz no Rio de Janeiro, para comemorar o Dia da Aviação de Caça. Neste dia, no ano de 1945, os "Jambocks" executaram um total de 44 missões de guerra onde cada um realizou bravamente mais de uma investida contra o inimigo.

Assim como nos anos anteriores, a solenidade contou com a emocionante cerimônia entre os monumentos “Senta a Pua” e “P-47 Thunderbolt”. 
A chamada simbólica e salva de tiros em homenagem aos pilotos abatidos e mortos, homenagem com flores no túmulo do eterno Comandante e Patrono da Aviação de Caça Brigadeiro NERO MOURA e hasteamento da flâmula que acompanhou o Grupo na Itália (ao som de Carnaval em Veneza).

Estiveram presentes Veteranos, Autoridades Militares, o Comandante da Aeronáutica Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito e alguns dos Veteranos do 1º GAvCa, como o Major Brigadeiro do Ar José Rebelo MEIRA Vasconcelos (93 Missões de Guerra) e do Major Brigadeiro do Ar RUI Moreira Lima (94 Missões de Guerra).

 


A Azul Linhas Aéreas prestou uma linda homenagem aos Veteranos do 1º GAvCa batizando como “Jambock Azul” a aeronave Embraer ERJ 195 prefixo PR-AYS, que também recebeu ao lado da porta de embarque o emblema do “Senta a Pua!”
A aeronave pilotada pelo eterno Jambock, o Comandante Miguel Dau (Vice-Presidente Operacional da Azul) foi recepcionada por dois F-5EM do 1º GAvCa e efetuou algumas passagens sobre a BASC.
O Jambock Azul foi oficialmente Batizado pelos Veteranos Meira e Rui, pelo Comandante da Aeronáutica Brigadeiro Juniti Saito e pelo Comandante Miguel Dau.


Uma outra simpática homenagem foi a maravilhosa exposição organizada pelo Grupo de Reencenação Histórica “Dogs of War” que trouxe equipamentos, rádios e os componentes do grupo caracterizados com uniformes usados na guerra.


Durante o evento foi realizada Formatura Militar, desfile dos Veteranos em Viaturas Militares Antigas, premiações como a de Piloto mais eficiente de cada unidade de Caça, entrega da Medalha Operacional Nero Moura aos militares da ativa e da reserva e passagens de duas aeronaves A-1 do 1º/16º Esquadrão Adelfi e de duas Aeronaves F-5EM do 1º GAvCa.



Ao final, houve uma incrível demonstração Tática com Armamento e Munição reais no estande da BASC.
Duas aeronaves A-1 e duas aeronaves F-5EM lançaram 16 bombas BFRAG 230 ( 4 bombas cada ) e tiros de canhões DEFA de 30 mm dos A-1 com ótimo aproveitamento de acerto dos alvos.


E pensar que antes disso tudo nossos Heróis do 1º Grupo de Aviação de Caça, o Senta a Pua!, lutaram com toda força que tinham, a pouca infra-estrutura, o cansaço, mas com o orgulho de voar levando no casaco o Avestruz e no coração o Brasil !

SENTA A PUA... BRASIL !

A Equipe AeroArte agradece a Força Aérea Brasileira, em especial ao Tenente Humberto do CECONSAER por todo apoio e atenção prestados a nossa equipe.




Texto e Fotos: Bruno Cilento





Comentários

  1. Olá!
    Um grande evento prestando uma bela homenagem aos nossos heróis de guerra.
    Só achei que a Aeronáutica está economizando cada vez mais. Alguns pilotos estavam presentes representando seus respectivos esquadrões, mas não com suas aeronaves. As demonstrações operacionais também foram reduzidas.
    Vamos ver como será no próximo ano.

    Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas