MISSÃO HISTÓRICA VISA TRAZER DE VOLTA À VIDA UM MITO DA SEGUNDA GUERRA
Um grupo formado por apaixonados em aviação resolveu iniciar um projeto que sem duvidas entrará para a história da aviação brasileira.
A partir de muita conversa e acordos firmados, o criador da pagina de quadrinhos aeronáuticos " Galeria Crescenti" Fernando Crescenti, juntamente com Gilson Campos, representante da comunicação social do MUSAL e fundador do WAFBrasil (Word Aviations Friends) e o Brigadeiro Carlos Lebeis, Diretor do MUSAL, foi criado um projeto de financiamento coletivo onde receberiam doações para restaurar, a principio, o Grupo Motopropulsor (Motor e Hélice) do caça P-47 Thunderbolt BRAVO 4 (B4), voado pelo 1º Grupo de Caça, o Senta a Pua na Segunda Guerra Mundial.
Parte dos responsáveis pelo projeto |
"Print" da animação que circulou nas redes sociais |
Essa aeronave já passou por um processo semelhante (video no final desta matéria), mas nessa primeira vez, foi uma restauração completa, onde o avião foi completamente desmontado, revisado, tendo suas peças trocadas, repintado e colocado, após todas as inspeções obrigatórias, em totais condições de voo. A operação foi chamada de "HERÓICA UNO" e foi, infelizmente frustrada pelo Ministério da Aeronáutica na época quando, no dia programado para o "voo inaugural" do B4, este foi proibido por lei e o voo de qualquer aeronave pertencente ao acervo do Museu Aeroespacial. Desde então a equipe do museu vinha girando seu motor e efetuando todas as manutenções preventivas, mas por se tratar de uma aeronave da década de 40, suas peças de reposição e demais itens obrigatórios para seu funcionamento se tornaram totalmente escassos no Brasil, juntamente com a crise economica que assolou o país nos últimos anos, o Bravo Quatro deixou de ter seu imponente motor PRATT & WHITNEY R-2800 DOUBLE WASP de 2000 HP acionado, tornando com o passar do tempo, impraticável sua ignição.
Um giro de motor em evento aeronáutico no MUSAL |
A ação recebeu o nome de "OPERAÇÃO QUATRO SETINHO" e recebeu da Galeria Crescente um personagem, além de muitos outros que foram aparecendo com o decorrer do tempo.
Os dias foram passando e a meta proposta para a execução do projeto foi alcançada e superada, tendo sido encerrada. Junto a isso, a empresa de aviação helisul emprestou uma equipe de mecânicos que logo vieram para o Rio de Janeiro e já começaram a movimentar o hangar de restauração do MUSAL.
Fernando Crescenti no P-47 e o "Quatro Setinho" - Imagens da campanha nas redes sociais
Foram comprados manuais e ordens técnicas, alem de peças novas, óleo hidráulico e suprimentos, todos vindos dos Estados unidos e desde então o projeto vem se desenvolvendo e tomando corpo, enquanto o movimento "operação Quatro Setinho" vem chamando a atenção da midia e muita gente, ao ter conhecimento sobre o assunto, passa a se interessar e ir ao MUSAL para buscar mais informações e entram na torcida pelo acionamento do motor.
O projeto inclui também a repintura do avião e futuramente, de acordo com o posicionamento do novo Comandante da Aeronáutica, a tão sonhada autorização para que o nosso BRAVO QUATRO possa alçar voo novamente, mas para isso, será necessário, novas inspeções e reforços estruturais, sabendo-se que as ultimas realizadas foram há mais de 20 anos, mas nada impossível para um grupo que mobilizou um país inteiro para trazer de volta à vida, uma peça tão importante da nossa história...
Mecânicos da Helisul removendo a carenagem com a Bolacha do Senta a Pua |
Primeira visualização do motor de 18 cilindros PW R-2800 |
Quatro Setinho "Dormindo no Hangar" |
Simplesmente o P-47 THUNDERBOLT ... O CAÇA VOANDO PELO SENTA A PUA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL!
Grupo de Reencenação Histórica Monte Castelo com o B4 ao fundo girando motor |
Grupo de Reencenação Histórica Monte Castelo "encenando" foto histórica do Grupo de Caça |
Informações adicionais: A Empresa HELISUL de aviação, além de já ter uma parceria grande com o Museu Aeroespacial, tem grande experiência em aeronaves clássicas, sua restauração, manutenção e colocação em voo desses equipamentos e assim como os bravos mecânicos do MUSAL, os "Mecs" da HELISUL farão um excelente trabalho no BRAVO QUATRO, para a alegria de seu irmão menor, o Quatro Setinho!
A história da "HERÓICA UNO"
Modelo animatronico conta a história do P-47 Thunderbolt
Gostariamos de parabenizar a todos os envolvidos nesse projeto de revitalização histórica, Ao amigo Gilson por encabeçar a ideia e ao Crescenti por embarcar e a todas as pessoas que estão tornando possível esse projeto/sonho de ser realizado.
À Helisul por fornecer recursos técnicos e pessoais e a cada doador que abraçou a causa do "QUATRO SETINHO", afim de trazer de volta à vida, um dos mais poderosos caças da Segunda Guerra Mundial!
A LA CHASSE! SENTA A PUA... BRASIL!
E se você ficou curioso em relação ao trabalho do Fernando e da Galeria Crescenti, aqui vai um pouquinho do que ele fez pro MUSAL
Quer saber mais? Visite e divirta-se
Fotos:
Projeto Quatro Setinho
- Gilson Campos
- Fernando Crescenti
Redes Sociais
Google
Grupo Monte Castelo
- Mauro Cilento
- Bruno Cilento
Videos: youtube
Comentários
Postar um comentário