Ministério da Aeronáutica celebra 78 anos de existência

A Força Aérea Brasileira comemorou no ultimo dia 20 de janeiro, 78 anos da criação do Ministério da Aeronáutica.

Ministério da Aeronáutica foi criado em 20 de janeiro de 1941 por meio do Decreto-Lei n° 2.961, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas. Transferiu militares, servidores civis, aviões e instalações da Marinha, do Exército e do Ministério da Aviação e Obras Públicas para a Aeronáutica, com a denominação de Forças Aéreas Nacionais.

Ministro Salgado Filho ao centro

Ministério impulsionou a aviação militar e civil no Brasil, um desafio para Joaquim Pedro Salgado Filho, o primeiro a assumir o cargo de Ministro da Aeronáutica.
No mesmo ano, 1941, o presidente assinou o Decreto-Lei 3.302, criando a nova denominação Força Aérea Brasileira, com sigla FAB, dando individualidade à Força, pela evidência da sua nacionalidade.
Presidente Getulio Vargas, Salgado Filho ao fundo e Nero Moura à direita

Hoje, após 78 anos, o Ministério da Aeronáutica responde por Comando da Aeronáutica e Força
Aérea Brasileira, mas o espírito desbravador das pessoas que integram essa força continuam como antes e a vontade de servir à nação com o mesmo fervor da época mostra que sempre será uma força armada, mas formada por sonhos, ideais e a vontade de fazer do país, um lugar seguro e estruturado para as próximas gerações.


Video homenagem


 


 





Video: Força Aérea Brasileira
Texto: Força Aérea Brasileira / Bruno Cilento
Fotos: Museu Aeroespacial / FAB


Comentários

Postagens mais visitadas