12ª PRIMAVERA DOS MUSEUS NO MUSEU AEROESPACIAL - VEJA COMO FOI!


O Museu Aeroespacial do Campo dos Afonsos, zona oeste do Rio celebrou a chegada da Primavera com festa e grandes atrações, no céu e na terra e que divertiu a todas as idade.



Com o Tema “Celebrando a educação em museus” a equipe do MUSAL elaborou uma programação especial para dar boas vindas à mais bonita estação do ano e essa grade contou com exposição de aviões e helicópteros, shows musicais, apresentações teatrais, stands e exposições de diversos assuntos, grande praça de alimentação, espaço kids com brincadeiras e uma oficina educativa onde a criançada pôde desenhar, colorir e conhecer um pouquinho sobre a história da aviação brasileira e a de seu pai, o inventor Alberto Santos Dumont.


Apesar da semana ter mantido a meteorologia bastante instável, o sábado começou com sol, um belíssimo céu azul e um calor forte, que se manteve ao longo de todo o fim de semana.



Como atrações aéreas, o publico curtiu as demonstrações de “infiltração e exfiltração de militares” com o apoio de um helicóptero H-36 Caracau da Força Aérea Brasileira, Demonstração de perícia em voo radio controlado com a Associação Carioca de Aeromodelismo (ACA), lançamento de paraquedismo com militares da Brigada paraquedista do Exército brasileiro e demonstrações acrobáticas com a Esquadrilha Céu, esquadrilha civil formada por veteranos pilotos da FAB.



No interior do Museu, o visitante assistiu à filmes históricos, conheceu mais sobre segurança pública no stand da Guarda Municipal do Rio de Janeiro e se encantou com o CEPAR (Centro de Preservação de Aves de Rapina), uma equipe especializada em cuidados e adestramento de aves e cães para atuarem na segurança aeroportuária.
Atuante há mais de 6 anos no aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão) e com cerca de 30 aves de diferentes especies e 2 cães caçadores, fazem através de gaviões, falcões, corujas e cães o controle de aves menores e demais bichos que podem pôr em risco a segurança dos voos.
O Stand do CEPAR foi um dos mais visitados de todas as exposições do fim de semana, devido à proximidade que o visitante podia ter com as aves e toda a atenção dada pelos biólogos e adestradores presentes.



Quem esteve presente no também chamado “final de semana das famílias no museu”, pôde tirar fotos dentro do cockpit de aviões de caça verdadeiros como o F-5B, o Mirage 2000, helicópteros UH-1H, H34 Super Puma, C-130 Hércules, C-115 Búfalo, C-91 Avro e o lendário P-47 Thunderbolt, usado pelos pilotos do Senta a Pua durante a 2ª Guerra Mundial.



A Policia Federal trouxe para o evento, mais uma etapa da FEDERAL KIDS – A Corrida da Policia Federal contra a Pedofilia e que juntou os pais e a criançada para uma corrida de pouca distancia, que com o calor trouxe cansaço, mas também valeu uma bela medalha de recordação para a criançada e a corrida aconteceu ao som da “Orquestra Sinfônica Ambulante” que divertiu a todos com boa musica instrumental e acompanhado de artistas em pernas de pau.
A criançada também curtiu shows do Palhaço Pipoca e a Bailarina Menina, show de magica, Patrulha Canina e Balalá o amigão.




Entre as atrações musicais, os dois dias foram embalados pelos ritmos contagiantes de Fabinho Carioca, Banda Disfarce, Banda Kennzy e Silvinho Blau Blau com o melhor do Rock e Pop nacional e teve o encerramento majestoso com a Banda de Musica da Base Aérea dos Afonsos que juntou o melhor da musica nacional e internacional contagiando a todos, inclusive com a simpatia de seus músicos e do maestro, o Sub oficial Condal.
O domingo ainda contou com uma belíssima exposição de carros antigos, que dividindo o ambiente com as aeronaves históricas do museu, trouxe aquele ar saudosista.

Fabinho Carioca e banda com sucessos da MPB 
Silvinho Blaublau trouxe pop e rock dos anos 80/90

A história dividindo espaço - Antigomobilismo no MUSAL


Banda de Musica da BAAF com sucessos nacionais e internacionais
As equipes de salto livre Falcões da Força Aérea Brasileira e Cometas do Exército Brasileiro deram um colorido todo especial ao azul celeste do Campo dos Afonsos e uma equipe de pilotos de Paramotor deu por finalizada a parte aérea com manobras e voos a baixa altura.

Equipe Falcões de Salto Livre -  FAB

Equipe Cometas de Salto Livre - EB


Foi feita, como nos eventos anteriores, uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, totalizando aproximadamente 5 toneladas de alimentos que foram entregues ao Instituto Casa Viva.

Com este, o Museu realiza o 3º evento do ano de 2018, e já está preparando o grande MUSAL AIRSHOW, grande e tradicional show aéreo em comemoração ao dia do aviador.
Quando vamos aos eventos do MUSAL, não buscamos apenas o "Aereo". Buscamos também a experiencia vivida pelas pessoas ao se aproximarem de aviões pela primeira vez, ou os gritos de surpresa ao verem uma acrobacia aérea.
Nesse final de semana, mais uma vez pudemos presenciar a interação das famílias com o espaço e com a liberdade encontrada no MUSAL.
As crianças brincando livremente, famílias inteiras fazendo piquenique sob a asa de um avião ou simplesmente sentados em grandes toalhas sobre a grama.
Essa foi, mais uma vez, uma experiencia incrível a ser vivida e a satisfação de ver todos felizes e curtindo tudo o que foi disponibilizado não tem preço. 

Nós da Equipe Fotográfica AeroArte, agradecemos mais uma vez pela oportunidade e pela confiança em poder realizar mais esse trabalho junto ao MUSAL, parabenizá-los por mais um espetacular evento e como sempre dizemos... Até a próxima, porque aqui é onde damos asas aos nossos sonhos!





Fotos: Mauro Cilento
           Bruno Cilento
Texto: Bruno Cilento
Revisão: Mauro Cilento

Comentários

Postagens mais visitadas