DOMINGO AÉREO NO MUSEU AEROESPACIAL

Algum de vocês já se imaginou num “Show Aéreo”?
O Museu Aeroespacial organizou, no último dia 16 de outubro, o tradicional “Domingo Aéreo do MUSAL”, em comemoração ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira que acontece uma semana depois, no dia 23 de outubro e enaltece o Grande feito de Alberto Santos Dumont ao voar pela 1ª vez com 14 Bis, comemorando também os 110 anos desse histórico 1º voo de um objeto mais pesado que o ar.
Sim, o primeiro voo é brasileiro!


Depois de uma semana de tensão, ocasionada por mau tempo, uma certeza nos tranquilizou durante a reunião operacional com a equipe do MUSAL... Faria sol no domingo! E que sol!!

                                               BRIEFING OPERACIONAL
          
Diretor do MUSAL iniciando a reunião 
Thomaz, Operações do MUSAL 

Sob um calor de quase 40° com sensação térmica superior a isso, o Domingo Aéreo deu início as suas atividades e já de manhã, logo após a abertura dos portões o pátio foi tomado por uma multidão que logo se organizou em filas para a visitação das aeronaves expostas e abertas.

                                                     PARTE DO PÚBLICO
                                                          
             
 

Dentre elas estavam o Helicóptero SeaHawk da Marinha do Brasil, Esquilo do Exército, o      C-130 Hércules, C-115 Búfalo, um T-27 Tucano de Instrução da AFA e bem ali ao lado, o imponente P-47 THUNDERBOLT, avião usado pelos Heróis Brasileiros nos céus da Itália durante a Segunda Guerra Mundial, aguardando para ter seu grande motor radial acionado e girado para que seu “trovão mecânico” levasse o público presente ao delírio!

                                   ALGUMAS DAS AERONAVES DO PÁTIO

 
 

As atrações se revesavam no céu e no chão com a Banda da Base Aérea de Santa Cruz e a Banda "Alta Pressão" que deu um show de Jovem Guarda.

                                  APRESENTAÇÃO DA ESQUADRILHA CÉU

 
 

           
           Esquadrilha Céu cumprimentando o Publico presente
       

Alem da sonorização mecânica que também trouxe um repertório que se encaixou bem , o publico pôde ver demonstração de resgate em rapel, manobras de ultraleve com Trike do Cmte Schiller, Paraquedismo com a Equipe de Salto Livre "Falcões" da Força Aerea Brasileira e fechando com chave de ouro, as Demonstrações Aéreas da Esquadrilha Céu que encantou a todos e a Esquadrilha da Fumaça que não se apresentava no Campo dos Afonsos desde 2013.

                                           ESQUADRILHA DA FUMAÇA

Fumaça ... Já !


Após o pouso, as aeronaves do EDA perfilaram-se e de seu comandante, o Ten. Cel Caldas, surgiu o comando “ Fumaça... Já! ”, fazendo as pessoas irem a “loucura “com as aeronaves fazendo fumaça no solo...

"Só para lembrar, a fumaça esteve presente no Domingo aéreo de 2015, mas por causa do mau tempo, não se apresentou e esse ano, se apresentou 2 vezes no RJ por conta dos Jogos Olímpicos Rio 2016, mas nada se compara a uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça onde tudo começou...No “Lendário Campo dos Afonsos”."

Ten. Cel. Av. Caldas - Comandante do EDA e Fumaça #1

Em seu display de manobras, a Fumaça apresentou entre tantas, o tão aguardado “Lancevaque” onde a aeronave de nº #7 isolado, pilotada pelo Cap. Av. Marcelo simplesmente “capota” várias vezes no ar ..

 
 
 
Pilotos do EDA com o Direto do MUSAL Brig. Marcio Bhering Cardoso
O fechamento do Domingo Aéreo do MUSAL 2016 se deu com a despedida das aeronaves que estavam em exposição estática.

O Sol de testemunha... Fumaça ... Já !

Para nós que fotografamos os eventos e que estamos ali, não só como profissionais, mas também como amigos do museu e fãs e amigos das esquadrilhas, a emoção não está só nas apresentações.... Está também na manifestação de emoção e admiração do público.
É realmente emocionante, mesmo de longe da multidão, poder ouvir as pessoas admiradas com tudo aquilo... Sempre vamos às lagrimas com tudo isso... E esse é o combustível para o nosso trabalho.... Fazer o que gostamos de fazer e ver o público admirado assim como nós...

                                       MAIS DO QUE PÔDE SER VISTO


 
 
 
 

Comandante Schiller com seu "Trike"
Porque nós amamos a aviação e a emoção faz parte!

Gostaríamos de agradecer a cada um envolvido nessa árdua missão de tornar possível o “domingo aéreo”.

O contato dos fãs

Aos profissionais e amigos que tornam possível o nosso trabalho de fotografar eventos assim, com toda infraestrutura, conforto , liberdade e segurança.
Aos pilotos e demais militares envolvidos na coordenação e apresentação e aos civis que também muito contribuíram para que tudo desse certo em um evento tão complexo como esse.

Em especial as Esquadrilhas Céu e Esquadrilha da Fumaça que mostram que com sua admirável missão, nos emocionam e tornam nosso trabalho muito mais interessante ..


Fumaça no solo com vibração do público


A todos vocês, o nosso muito obrigado e até a próxima...
É apenas um até logo, pois já foi iniciada a nossa torcida e contagem para o Domingo Aéreo MUSAL 2017, mas antes disso, nos esbarraremos por aí... talvez pelos corredores do MUSAL quem sabe...



Então...  Nos vemos por aí!

>>> Clique aqui e veja mais fotos <<<


Texto e fotos: Bruno Cilento

Fotos e filmagens: Mauro Cilento

Comentários

Postagens mais visitadas