Esquadrilha da Fumaça...60 Anos
Rio de Janeiro, 14 de Maio de 2012
A exatos 60 anos, um grupo de instrutores de voo tomaria uma atitude que mudaria para sempre a nossa forma de olhar para o céu...
Com apenas um ideal, Lutaram e conquistaram seu espaço com toda a garra e dedicação..digna de Brasileiro.
Entre fatos interessantes da Esquadrilha nesses 60 anos
destacam-se alguns ainda da época dos T-6...
Houve uma gravação para um filme do Roberto Carlos chamado
Roberto Carlos em ritmo de aventura onde a Esquadrilha se apresentou, com uma
imagem de Roberto pilotando o T-6 ( liderando a Esquadrilha ).
A exatos 60 anos, um grupo de instrutores de voo tomaria uma atitude que mudaria para sempre a nossa forma de olhar para o céu...
Com apenas um ideal, Lutaram e conquistaram seu espaço com toda a garra e dedicação..digna de Brasileiro.
T-27 Tucano com a primeira versão de pintura dos T-27 da Fumaça |
Cinco jovens pilotos da Escola de Aviação do Campo dos
Afonsos faziam a Primeira demonstração oficial daquela que é hoje e desde a
época um dos maiores orgulhos que o Brasil já viu... A Esquadrilha da Fumaça
Breve Histórico sobre a Fumaça
Com a palavra, seu criador,o Saudoso Mario Sobrinho
Domenech..Seu primeiro Comandante!
“ EU me formei na Escola de Aeronáutica em 1946 e dois anos
mais tarde, após uma passagem pela aviação de caça em Santa Cruz , já estava
de volta como instrutor.
A primeira vez que eu havia visto acrobacia em conjunto fora
no cinema, quando uma esquadrilha inglesa apareceu na tela.
A verdadeira motivação veio na Escola de Aviação, no Campo
dos Afonsos.
Após voarmos o Fairchild PT-19 no treinamento primário, e os
Vultee BT-15 no básico, começamos a voar o NORTH AMERICAN T-6, com o qual já
podíamos começar a sonhar.
Entre alunos e obrigações administrativas, os jovens pilotos
conseguiam tempo para decolar com quatro aviões e praticar as suas primeiras
manobras em conjunto.
Formação diamante com 4 Aeronaves |
Naquela época, realizar vôos acrobáticos em conjunto era uma
transgressão disciplinar, mas a verdade é que o Comando não ligava muito, uma
vez que nós estávamos acostumados a fazer aquilo na caça. O que não podíamos
era fazer acrobacias em conjunto com os cadetes para não dar mau exemplo.
De qualquer maneira, decolávamos, geralmente na hora do
almoço ou entre aulas e voávamos em direção a Nova Iguaçu ou Jacarepaguá onde
realizávamos nossos treinamentos em segredo.
No principio praticávamos com 2 aviões e pouco a pouco fomos
juntando, até que começamos a fazer os LOOPINGS e TOUNEAUX com quatro aviões em
diamante, visto se aquela a formatura que voávamos na caça.
A primeira equipe era composta de 5 pilotos:
Eu, Domenech, Paulo Cezar Rosa, Haroldo Ribeiro Fraga,
Cândido Martins da Rosa e Jayme Selles Collomer que voava como reserva....
Detalhe do T-6 com a "cabine" aberta |
... Apesar de termos rádios a bordo, estes
possuíam uma freqüência que usávamos para falar com a torre de controle.
Entre nós, éramos obrigados a utilizar sinais visuais
aproveitados da aviação de combate.
Balançávamos as asas para reagrupar, balançávamos o
estabilizador para informar que faríamos o Peel off. Balançávamos a asa direita
para avisar que faríamos uma manobra com certa violência para a direita e duas
vezes se fosse para a esquerda.
Voávamos com a cabine aberta, porque se houvesse um choque
poderíamos abandonar rapidamente o avião.
Em 14 de maio de 1952, ocorreu a primeira demonstração
pública da Esquadrilha sobre o Campo dos Afonsos. Dali para frente, os
cambalhoteiros, como éramos chamados, decolamos de verdade...”
Não podemos falar de Esquadrilha da Fumaça e não lembrar de uma pessoa que vivia a Fumaça..
Coronel Braga foi o piloto que mais tempo permaneceu na Esquadrilha somando 17 anos e com seu carisma tamanho conquistou e estimulou varias gerações para a carreira da aviação.
Não podemos falar de Esquadrilha da Fumaça e não lembrar de uma pessoa que vivia a Fumaça..
Coronel Braga foi o piloto que mais tempo permaneceu na Esquadrilha somando 17 anos e com seu carisma tamanho conquistou e estimulou varias gerações para a carreira da aviação.
Acontece que quando ia voar, pediu que outro piloto o
conduzisse, pois o piloto que fora escalado para o seu vôo tinha o mesmo
sobrenome que o dele e..Se chamava Braga
Uma outra passagem histórica curiosa da Esquadrilha foi sua
apresentação na inauguração de Brasília..
O grupo estava com combustível reduzido aguardando a
liberação da Torre de Controle que se daria após o termino do discurso do
Presidente JUSCELINO KUBITSCHEK.
Acontece que devido à demora, não haveria combustível
suficiente para a apresentação da Esquadrilha, então o na época Tenente Braga
partiu para a demonstração...Então o Presidente JK interrompeu o seu discurso e
pediu que todos apreciassem a demonstração da Esquadrilha
Hoje, a Esquadrilha da Fumaça ou EDA ( Esquadrão de Demonstração Aérea ) se apresenta em inúmeras partes do mundo levando o sorriso..a simpatia..a atenção e o carinho que só o povo Brasileiro tem..
Afinal de contas...São "Os EMBAIXADORES DO BRASIL NOS CÉUS!"
Eu, nesse momento, deixo o profissionalismo de lado e expresso aqui a minha homenagem a nossa Esquadrilha da Fumaça do Brasil que na minha opinião é a melhor do mundo...
Deixo aqui também a lágrima de cada Brasileiro que ao ver as demonstrações, se emociona assim como eu..
O suspiro, os gritos e os aplausos de quem é muito fã, para vocês que mais do que nunca merecem nossos aplausos e nossos PARABÉNS...
Bruno Cilento no Tucano de numero #7 da Fumaça |
A Esquadrilha da Fumaça hoje tem como sua sede, a Academia da Força Aérea ( AFA ) em Pirassununga e mantem um site para estreitar os laços entre os fãs e onde se tem maiores informações.
A Equipe Fotográfica AeroArte sente-se feliz por poder divulgar a excelência que é a nossa Esquadrilha da Fumaça e agradece de coração por todos os momentos de pura emoção que nos são proporcionados a cada demonstração, a cada reportagem, a cada foto ou simplesmente a cada lembrança que temos e com certeza não são poucas...
Parabéns Fumaça por 60 anos de história, profissionalismo e competência.
Veja algumas fotos da festa de 60 anos da Fumaça
Veja algumas fotos da festa de 60 anos da Fumaça
Participaram dessa reportagem:
Bruno Cilento
Mauro dos Santos
Amanda Matoso
Victor Duque
e cada brasileiro que assim
como nós, é apaixonado pela nossa
Esquadrilha da Fumaça ..
Que esse sentimento seja sempre verdadeiro e forte!
Fumaça ... Já!
Depoimento retirado da revista
Esquadrilha da fumaça de 1993
Texto: Bruno Cilento
Fotos: Mauro dos Santos
Bruno Cilento
Revisão de texto: Amanda Matoso
Olá, caros amigos!
ResponderExcluirMuito boa a reportagem homenageando uma das maiores esquadrilhas de demonstração aérea do mundo.
Fica aqui registrado os meus parabéns por levar por todo o mundo a bandeira e a qualidade operacional de nossos pilotos ao longo desses 60 anos.
Grande abraço, Sucesso e fiquem com Deus!